Background

Notícias

Floriculturas e mercados são orientados sobre venda de flores no Finados

Compartilhar

Mercados, floriculturas e bazares, que vendem artigos e flores para o Dia de Finados foram visitados pelas equipes da Vigilância Ambiental de Chapecó. O objetivo era repassar orientações e dicas sobre a comercialização dos itens no feriado que se aproxima. No dia 02 de novembro é feriado de Dia de Finados e nesta data, as pessoas costumam visitar os cemitérios e levar flores para seus entes queridos. E isso, acende um alerta das equipes de saúde, pois os vasos de flores geralmente vêm com plásticos e potinhos que acumulam água e são um potencial criadouro do mosquito da dengue.

De acordo com Karina Giachini, Coordenadora de Vigilância Ambiental de Chapecó, as equipes da Secretaria de Saúde visitaram os estabelecimentos para orientar os proprietários para os cuidados na venda de flores nesta época do ano. Foram visitados 16 floriculturas e 11 mercados e similares. “Importante que o vaso esteja furado para eliminar os excessos de água, que mantenham potinhos com areia e não tenham embalagens plásticas que possam acumular água”, comentou.

Além disso, ela destaca que é importante um cuidado com os vasos fixos dos túmulos que devem ser furado ou colocado areia. Karina comenta ainda que no pós feriado, as equipes visitarão os cemitérios para eliminar os possíveis criadouros. “O principal foco é nos cemitérios para verificar vasos e recipientes que possam acumular água, após finados. A ideia é fazer um pente fino nos espaços”, comentou.

O Secretário de Saúde de Chapecó, Jader Danielli, comenta que as ações de combate à dengue acontecem durante o ano todo, com palestras, orientações, visitas domiciliares e mutirões, mas que em determinadas épocas do ano, as ações são intensificadas. “Agora com a chegada do verão, as ações se intensificam, pois os casos da doença e também de criadouros aumentam. Se cada um fizer a sua parte, certamente, não teremos um aumento dos casos”, afirmou.