Chapecó quer superar meta do Dia do Desafio

Com vistas a ampliar a participação dos chapecoenses no Dia do Desafio, o Diretor de Juventude e Lazer da Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer – SEJEL, Amarildo de Bairros, reuniu representantes de todas as Secretarias do Município para definir estratégias para o Dia do Desafio, que acontecerá na quarta-feira (30/05) e envolve municípios de toda a América Latina.

Consiste em um município, geralmente do mesmo porte, desafiar o outro e vence quem mobilizar mais pessoas a praticar um tipo de exercício por 15 minutos naquele dia. Na reunião, também presentes, representantes do Serviço Social do Comércio – SESC – que é o articulador nacional do evento e motiva os municípios a participarem desse evento.

No entanto esse ano Chapecó não terá um município desafiante. O desafio será superar os números do ano passando, quando Chapecó superou a cidade venezuelana de Ciudad Ojeda, Zúlia. Chapecó mobilizou 25,08% da população contra 8,98% da soma do adversário.

O objetivo do Dia do Desafio é cooperar com o incentivo da prática de atividades físicas aos habitantes, proporcionando aumento na consciência das pessoas em relação à importância dessa prática, tornando isso um hábito de vida para os chapecoenses. O Dia do Desafio é promovido mundialmente pela TAFISA (The Association dos International Sport for All). No Brasil é coordenado pelo SESC em parceria com as Prefeituras e diversos agentes mobilizadores. O movimento teve origem no Canadá, em 1983, quando, durante um rigoroso inverno, o prefeito de uma cidade convocou os moradores a saírem de suas casas em um determinado dia e horário para dar a volta em torno do quarteirão. A ideia teve sequência e começou a ser praticada anualmente em cada vez maior número de cidades. No Brasil, começou pelo SESC/SP em 1995 (e em Santa Catarina, em 1997, com envolvimento de três cidades).