Nesta terça-feira (12) aconteceu uma reunião do Conselho de Ciência, Tecnologia e Inovação. O objetivo do encontro foi fazer uma avaliação do ano e projetar as atividades para o ano de 2024. O conselho é composto por 18 instituições das áreas da inovação e tecnologia, entre empresas, associações e universidades.
De acordo com Cesar Bortolini, Presidente do Conselho, a entidade tem aproximadamente 7 anos de existência e já tem diversas conquistas. Um dos pontos de destaque no ano de 2023, foi a apresentação de sugestões de alteração da lei complementar que criou o regime especial de tributação para as empresas do ramo de tecnologia e que entrou em vigor no ano de 2021. A lei trouxe critérios diferenciados de redução da contribuição do ISS às empresas que apresentarem crescimento no seu faturamento anual. É uma lei importante, que destaca o setor e dá incentivos para as empresas buscarem Chapecó para se instalarem, comentou.
Para o ano de 2024, o Conselho busca trazer para o município, com apoio da Prefeitura, um grande evento de tecnologia. O conselho deliberou e aprovou a ideia. Agora vamos buscar meios para realizar o evento. Será importante para a região, disse.
Além disso, para o próximo ano, ficou combinado que as reuniões do conselho serão itinerantes, envolvendo todas as instituições que fazem parte do conselho.