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Arteterapia utilizada como ferramenta pedagógica

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O projeto “Arteterapia com apoio pedagógico” surgiu pela necessidade de ajudar os alunos na concentração ao realizar atividades em sala de aula, uma vez que alguns alunos apresentavam dificuldade de aprendizagem. Então foi pensada a realização de atividades que despertassem o interesse dos alunos através de sua própria criatividade. Foi onde surgiu, a ideia do Vagonite, que é uma técnica de bordado executado sobre um tipo de tecido que possui fios que se sobrepõem mais frouxos sobre uma base lisa, permitindo que a linha do bordado seja introduzida por cima e por baixo desses fios, produzindo efeitos especiais no desenho.

Este projeto está sendo desenvolvido em seis escolas do campo: EBM Lajeado Liso, EBM Lajeado Veríssimo, EBM Rodeio Bonito, EBM São José do Capinzal, EBM Linha Batistello e EBM Thereza Baldissera, todas situadas em áreas retiradas do meio urbano com difícil acesso. A faixa etária das crianças são de 03 a 10 anos de idade, e as turmas são multisseriadas, ou seja, mais que uma série na mesma turma. O objetivo principal do projeto é proporcionar aos alunos técnicas artesanais, que auxiliarão nas dificuldades encontradas em sala de aula. Com as turmas do pré-escolar foi trabalhado com a talagarça, que é uma tapeçaria que tem furos maiores, para os pequenos, consigam passar o fio entre os buracos da tapeçaria com os dedinhos.

Já com as turmas de 1º à 5º série, utilizaram a técnica do Vagonite, que é com tecido que tem os quadradinhos menores, que precisam ser contados, por isso necessita de muita concentração. Com essa atividade, a professora trabalhou, além das aulas de artes e matemática, também trabalhou a concentração, a oralidade, a noção de espaço, a coordenação motora fina e a auto-estima dos alunos que se achavam incapazes de executá-las. “Esta atividade deu tão certo que utilizamos essa atividade para fazer a lembrança para o dia das mães”, comentou a professora responsável pelo projeto, Bernadete Luiza da Silva. Além disso, após perceber a dificuldade em algumas crianças na concentração, surgiu ideia de bordar. “Essa atividade exige que a criança conte, tenha noção de espaço, percepção, coordenação motora e principalmente elevação da autoestima”, comentou.

Para a aluna Stefany de Quadros Sartori, de 7 anos, o trabalho foi muito legal, porque precisa de muita atenção para bordar. “A primeira vez que fiz não consegui, ai desmanchei e fiz de novo e deu certo”, explicou. Para a Secretária de Educação de Chapecó, Sandra Maria Galera, é absolutamente importante o contato com a arte por crianças e adolescentes. “Primeiro, porque no processo de conhecimento da arte são envolvidos, além da inteligência e do raciocínio, o afetivo e o emocional, que são de suma importância no processo de ensino e aprendizagem”, finalizou.