Background

Notícias

Música auxilia crianças a conviver em harmonia

Compartilhar

Explorar e reproduzir sons vocais e não vocais, aprender a cantar músicas infantis variadas e desenvolver a atenção, o gosto e a sensibilidade em relação à música. Essas são algumas das atividades realizadas pelas crianças de 2 a 3 anos do Maternal no Centro de Educação Infantil Municipal Ciranda da Criança, do Loteamento Jardim do Lago.

O projeto promove a convivência harmônica entre todos, fazendo-os perceber que o Ceim é um espaço de amigos, estimula a fala e amplia o vocabulário, instiga os pequenos a conhecer e utilizar diversos movimentos desenvolvendo sua expressão corporal e a sensibilidade artística.

De acordo com a professora Juliana Reis, que trabalha Linguagens com a turma do Maternal, aproximar eles para convivência através da interação e participação ativa das brincadeiras desenvolve a atenção e amplia o vocabulário. “Todos adoram música, ouvem o som e querem ouvir novamente. No início demorava um pouquinho para se organizarem, mas agora, quando sabem que teremos música, já “correm” para tocar os instrumentos ou cantarolar e gesticular de acordo com a cantiga”, explicou.

Para a Secretária de Educação de Chapecó, Sandra Maria Galera, o trabalho com música, cantigas de rodas ou manuseio de instrumentos musicais, em qualquer fase da infância é importante. “Estimula as crianças à convivência harmoniosa, desinibe e faz com que desenvolvam melhor a oralidade e expressão facial e corporal”, finalizou.