Profissionais médicos da rede de atenção pública / privada / hospitalar/ IML e técnicos do SIM - Sistema de Informação sobre Mortalidade participaram na sexta-feira (02) de uma capacitação sobre a importância do correto preenchimento da Declaração de Óbito. A capacitação aconteceu no auditório da Regional de Saúde de Chapecó e o palestrante foi Dr. Yuri Munir Igor Alves Guimarães Figueiredo, médico pediatra, codificador Estadual de causa básica de óbito e interlocutor do SIM do Estado da Saúde de Santa Catarina. Ela foi promovida pela Gerência Regional de Saúde de Chapecó em parceria com a Diretoria de Vigilância Epidemiológica do Estado da Saúde de Santa Catarina e com a Secretaria Municipal de Saúde de Chapecó.
A Declaração de Óbito (DO), além de ser um documento indispensável para as formalidades legais do sepultamento e lavratura da Certidão de Óbito pelos Cartórios de Registro Civil, é o documento padrão para a coleta das informações sobre mortalidade, que servem de base para o cálculo das estatísticas vitais e epidemiológicas, além de ser um instrumento imprescindível no país para a construção de qualquer tipo de planejamento de saúde.
Para o cumprimento desses objetivos, são fundamentais o empenho e o compromisso de profissionais médicos com relação à veracidade, à completude e à fidedignidade das informações registradas na DO, visto que se trata de ato exclusivo médico. Esta capacitação terá como intuito abordar o correto preenchimento da DO, esclarecer itens que a compõem e sua estrutura.