Em 2024, a Secretaria de Educação irá investir, aproximadamente, 2,8 milhões de reais na aquisição e instalação de parques e brinquedos para áreas externas em todas as instituições educativas da Rede Municipal. Entre os itens estão: Scandere Domos, Parque infantil colorido com duas torres, balanço ninho infantil, cavalinho sobre mola e conjunto de balanços.
Astrit Tozzo, Secretária de Educação, destacou que o investimento é fundamental para proporcionar ambientes seguros e que incentivem as crianças a brincar, interagir com os colegas e se desenvolver tanto fisicamente quanto emocionalmente. Acreditamos que o aprendizado acontece de muitas formas e a brincadeira, na Educação Infantil, é uma parte fundamental deste processo, disse.
Ela pontuou também que foi realizado um estudo técnico para selecionar quais itens seriam adquiridos. A nossa equipe fez muita pesquisa sobre os itens antes de realizar a compra. Foi observado o espaço disponível para instalação em cada instituição educativa, a composição do material, e o impacto ambiental causado, afirmou.
O objetivo é proporcionar um ambiente educativo enriquecedor e estimulante, com brinquedos que incentivam a exploração, o raciocínio lógico e a resolução de problemas. É importante observar que desenvolvimento físico, mental, emocional e social das crianças ocorre a partir de diferentes estímulos, portanto, o investimento em parques e brinquedos infantis não é apenas para o lazer, mas também para incentivar uma vida saudável desde a infância, finalizou.