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Heróis reais e imaginários são usados como ferramenta escolar

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Defensores do bem no mundo real e na fantasia, os super-heróis são personagens importantes para o imaginário infantil. Eles foram criados a partir de uma necessidade do homem de imaginar que existe alguém que seja forte o suficiente para acabar com o mal do mundo. Essa foi a reflexão feita pelo Ceim Oracílio Costella com as turmas de 4 e 5 anos, sobre a importância do mundo da fantasia para as crianças e de criar momentos de questionamentos e elaboração de hipóteses sobre quem são os super-heróis e os valores que os mesmos agregam, construindo assim, conhecimentos baseados nos interesses demonstrados diariamente pelas crianças.

O projeto “Nós somos Super-humanos” iniciou com um uma roda de conversa com as crianças sobre os super-heróis, quais são, os preferidos deles e dos pais e também de seus os super poderes. Após isso, a professora sugeriu que as crianças criassem um super-herói da turma, com nome e poderes. Depois de muitas sugestões e imaginação, cada criança tinha a tarefa de confeccionar com ajuda dos pais o seu super-herói, de material reciclável. Depois de muito empenho, as crianças trouxeram para a escola e realizaram uma exposição, contando uma história criada por cada um.

A professora Angéle Passari Soranço explica que o projeto "nós somos super-humanos“ foi elaborado para promover uma reflexão sobre a importância do mundo da fantasia para as crianças e de criar momentos de questionamentos e elaboração de hipóteses sobre quem são os super-heróis e os valores que os mesmos agregam. “Todos nós podemos ser “Super”, quando ajudamos uma pessoa, quando somos valentes e corajosos, cuidamos dos animais, defendemos a natureza, economizamos os recursos naturais, fazemos o bem, sendo gentis e respeitando os direitos das pessoas ...Essas são algumas das missõesque podem nos tornar“super-humanos”, comentou.

Ela destacou ainda que projeto foi desenvolvido para realizar uma reflexão sobre a importância do mundo da fantasia para as crianças e de criar momentos de questionamentos e elaboração de hipóteses sobre quem são os super-heróis e os valores que os mesmos agregam, construindo assim, conhecimentos baseados nos interesses demonstrados diariamente pelas crianças, tornando a aprendizagem significativa e prazerosa. A coordenadora do CEIM Alexandra de Souza comentou da importância da fantasia na hora do ensino. “É saudável que as crianças usem a fantasia para experimentar papéis que a realidade não permite que ela ocupe, como o da mãe ou do pai, da professora, da princesa ou até mesmo de um vilão”, explicou.

A Secretária de Educação de Chapecó, Sandra Maria Galera comentou que por meio da imaginação e da fantasia, as crianças aprendem a processar emoções e desenvolvem processos cognitivos fundamentais para o desenvolvimento ao longo da vida. “Podemos mostrar as crianças que se pode brincar e ser um super-herói, mas tudo no faz de conta, pois somos humanos e se fizermos o bem e ajudarmos ao próximo podemos ser então super-humanos”, finalizou.

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