Background

Notícias

Experiências do Corujão e Vacimóvel serão apresentadas no Congresso do CONASEMS

Compartilhar

A experiência chapecoense do Vacimóvel e do Corujão de Vacinas foi selecionada para representar Santa Catarina no XXXVIII Congresso do CONASEMS, que acontecerá em Porto Alegre, e na II Oficina Nacional do ImunizaSUS, nos dias 30 de junho e 03 de julho de 2024. A seleção aconteceu nesta semana, quando a equipe chapecoense apresentou os projetos no Seminário Macrorregional Cosems 2024, que aconteceu em Chapecó.

De acordo com o Secretário de Saúde de Chapecó, Jader Danielli, a seleção do projeto para ser apresentado no Congresso é um reconhecimento ao trabalho realizado pela equipe e que impactou no aumento da cobertura vacinal em Chapecó.

Segundo ele, o Vacimóvel e do Corujão de Vacinas conseguiram aumentar a cobertura vacinal em Chapecó em 50%. O município foi pioneiro no Estado na estratégia do Vacimóvel. Já os corujões como forma de ampliação dos horários de atendimento, facilitando o acesso aos serviços. “O objetivo das duas experiências era oferecer em horários e locais alternativos, o atendimento e a oferta das vacinas. Principalmente para aqueles que trabalham durante o dia e não conseguiam frequentar as unidades de saúde em seus horários tradicionais de atendimento”, explicou.

Outro ponto que facilitou o acesso, era que os dois projetos eram porta aberta, ou seja, não precisava agendamento e nem residir na área de atuação da atividade. “O Vacimóvel ficava estacionado em algum lugar da cidade, que era divulgado com antecedência, e qualquer pessoa podia atualizar sua caderneta de vacinação. Além disso, nos Corujões, quando a unidade de saúde ficava aberta em horário estendido, os moradores de outros bairros também podiam acessar o serviço”, enfatizou.