edA data de hoje (02), celebra o Dia Mundial da Conscientização do Autismo. Para compartilhar conhecimentos sobre a temática, o Educa Chapecó Play, canal do Youtube da Secretaria Municipal de Educação, recebeu para o primeiro episódio da Série Caminhos do Autismo, a médica pediatra Larissa Costa, o psicólogo da APAE, Douglas Sehnem Schwertz e a coordenadora do setor de Educação Especial, Elizabete Silveira Dias de Andrade.
Durante o episódio, Larissa comentou sobre a importância do diagnóstico precoce e mencionou alguns sinais de atraso no desenvolvimento da criança que necessitam de atenção. Todos os autistas são únicos, nenhum é igual. Posso citar alguns traços que podem estar associados ao Transtorno do Espectro Autista: dificuldade de comunicação, por exemplo, em vez de apontar o objeto que a criança quer, ela apenas chora e o familiar precisa adivinhar o desejo dela; não olhar nos olhos; choro sem motivo aparente, ou mesmo, apatia - não há expressão (sorriso, aceno, demonstração de emoção) são alguns deles, disse.
Douglas, por sua vez, mencionou que o vínculo entre a criança e os profissionais que a atendem é fundamental. Antes de qualquer coisa, precisamos ser um ponto de interesse para o autista. Mostrar que estamos atentos àquilo que ele gosta. Este é um dos caminhos que os professores podem utilizar para estimulá-lo a realizar uma atividade na qual ele demonstra resistência em participar, afirmou.
Outro ponto de destaque, foi abordado por Elizabete, que destacou o trabalho desenvolvido na Rede Municipal de Ensino e instituições parceiras. Sempre que recebemos um relatório das escolas sobre o atraso no desenvolvimento de um criança, encaminhamos às instituições parceiras, entre elas a APAE e o CAPP, ou à unidade básica de saúde para que um parecer seja elaborado e essa criança possa ser acompanhada de forma correta, recebendo as estimulações e terapias adequadas às necessidades dela, comentou.
Astrit Tozzo, Secretária de Educação, destacou o importante trabalho desenvolvido nas escolas em prol da inclusão. Nas Salas de Recursos Multifuncionais são ofertados atendimentos individualizados ou em pequenos grupos, gratuitamente e no contraturno escolar para auxiliar as crianças com dificuldades de aprendizagem, diagnosticadas com alguma deficiência ou transtorno. Destaco também, o excelente trabalho realizado pelas professoras da Educação Especial em turma, pois a dedicação delas é fundamental para o desenvolvimento de nossos estudantes, disse.
Se você perdeu o episódio de hoje, não se preocupe, é só acessar o link abaixo para assistir. Não se esqueça de seguir, ativar notificações e compartilhar as informações com seus amigos, colegas e familiares:
Caminhos do autismo - Ep. #01 | O que é o autismo e quais as principais terapias