Prefeitura e Sebrae/SC realizam palestras para grupos de mulheres

Em uma parceria que promete trazer desenvolvimento e empoderamento às comunidades locais, a Prefeitura de Chapecó, juntamente com o SEBRAE de Santa Catarina, lançou uma série de workshops e palestras dedicados exclusivamente aos grupos de mulheres da região. O projeto, que aborda temas desde a manutenção de alimentos e venda de artesanato até saúde mental e empreendedorismo, visa fortalecer a independência e o bem-estar feminino em diversos aspectos da vida cotidiana.

Karine Vanelli, consultora do SEBRAE de Santa Catarina, expressou entusiasmo com a iniciativa. "É muito importante para nós proporcionar um espaço de discussão sobre nossas emoções e sentimentos, onde podemos trabalhar o autoconhecimento e as habilidades necessárias para um bom convívio social", disse Karine. "Estamos dedicados e felizes por ver a Prefeitura aberta a essa colaboração, pois mostra um cuidado genuíno e um olhar atento às necessidades das mulheres de nossa cidade."

Ivanete Machado, da Secretaria da Família e Proteção Social, destacou a importância dessas capacitações. "Temos muitos grupos de mulheres em Chapecó que se beneficiarão enormemente dessas atividades, graças à parceria com o SEBRAE. São cursos e palestras que tocam em aspectos fundamentais, desde como administrar um pequeno negócio até como cuidar da saúde mental", explicou.

Um exemplo do impacto destas iniciativas é o Grupo de Mulheres Mães Amigas da Comunidade Vista Alegre. Salete Zampronha, tesoureira do grupo, compartilhou como esses encontros têm sido benéficos. "Somos 34 mulheres ativas que não só trabalhamos com artesanato, mas encontramos no grupo um espaço terapêutico de convivência e acolhimento", disse Salete. "Muitas de nós somos aposentadas e moramos sozinhas, então esses momentos são essenciais para nosso bem-estar emocional."

A série de workshops e palestras já está em andamento e tem recebido feedback positivo das participantes. Essa colaboração entre a Prefeitura de Chapecó e o SEBRAE é um modelo de como o apoio conjunto pode criar oportunidades significativas de crescimento e desenvolvimento pessoal para as mulheres na sociedade contemporânea.

Para mais informações sobre os workshops, palestras e como participar, os interessados podem acessar o site da Prefeitura de Chapecó ou entrar em contato diretamente com a Secretaria da Família e Proteção Social pelo telefone (49) 3319-1205.