Seletividade Alimentar é tema do 3º episódio da série “Caminhos do Autismo”

A série “Caminhos do Autismo” lançou o terceiro episódio nesta sexta-feira (19). O tema escolhido para o bate papo foi “Nutrição e Autismo: compreendendo implicações biológicas, sintomas e seletividade alimentar”. As convidadas foram as servidoras da Secretaria de Educação: nutricionista Marcieli Risson e a articuladora do Setor de Educação Especial, Elis Regina Diavão. O episódio está disponível no canal Educa Chapecó Play, no Youtube.

Elis retomou o conceito de Autismo. “O TEA é um transtorno do Neurodesenvolvimento, que afeta a linguagem, interação e comunicação social. Há algumas características que são comuns como seletividade alimentar, transtorno do sono, estereotipias (ficar balançando as mãos, girando, entre outros). Também é importante mencionar que não há uma regra em relação aos sintomas, pois cada pessoa é única”, comentou.

Marcieli acrescentou que “o organismo TEA tem uma predisposição para inflamação crônica, ou seja, uma dificuldade maior com a eliminação das substâncias tóxicas feitas pelo fígado; elas ficam acumuladas no corpo e afetam o organismo como um todo. Essa desordem pode ser minimizada com tratamentos como a restrição de alimentos ricos em glúten, caseína e açúcar para desinflamar o organismo. Após, trabalha-se com terapia alimentar, em que o autista é estimulado a aproximar-se de alimentos diferentes - escada alimentar - e, a partir disso, minimizar a rigidez e proporcionar a tolerância a novos alimentos”.

Daniela Moratelli, Secretária de Educação, comentou que as instituições de ensino da Rede Municipal oferecem uma alimentação de qualidade e estão sempre atentas às necessidades dos Estudantes. “Contamos com um setor de alimentação escolar, o qual elabora um cardápio nutritivo e saudável, que está em diálogo constante com as escolas e centros de educação infantil municipais para entender as situações específicas de cada uma, a fim de orientar e fazer as adaptações necessárias, fornecendo alimentos de qualidade, que contribuam para o desenvolvimento dos nossos estudantes”, afirmou.

Se você perdeu o episódio de hoje, acesse o link abaixo e assista na íntegra. Não se esqueça de compartilhar com os amigos e familiares: Caminhos do autismo - Ep. #03 | Nutrição e autismo: compreendendo implicações biológicas, sintomas e seletividade alimentar.