Saúde do Trabalhador é tema de palestra em Chapecó

“Os Caminhos do SUS na Saúde do Trabalhador”. Esse é o tema da palestra na SEMPAT – X Semana Municipal de Prevenção de Acidentes e Saúde do Trabalhador do Município de Chapecó que acontece nesta terça-feira (23) em Chapecó e é organizada pela Administração Municipal por meio da Secretaria de Saúde e do CEREST Regional.

A palestra foi realizada pela coordenadora de Saúde e Segurança da Secretaria de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde do Mato Grosso do Sul, Flávia Ferreira de Souza. A atividade faz parte da Semana Municipal de Prevenção de Acidentes e Saúde do Trabalhador do Município de Chapecó – SEMPAT, instituída pela Lei Municipal nº 6283/12. Ela prevê que ações sejam realizadas anualmente, em alusão à data de 28 de abril – "Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidente de Trabalho".

A temática abrange diversos assuntos voltados a saúde do trabalhador, esses com objetivo de instrumentalizar a rede de atenção a saúde e a população para identificar e registrar os agravos referentes ao trabalho. Ainda estão previstas atividades em empresas dos territórios das unidades de saúde, que contarão com palestras nos locais de trabalho e oferta de testes rápidos aos trabalhadores nos seus espaços de vivencia.

Vale ressaltar que ações voltadas a melhoria das condições de trabalho ocorrem o ano todo em prol da diminuição de acidentes e adoecimento dos trabalhadores, através de inspeções, capacitações, acompanhamentos pós acidentes, entre outros. Abril Verde é um mês importante para pensarmos junto com a população sobre a temática e com isso reduzir a acidentabilidade na nossa região de abrangência.