Lançada a campanha Maio Amarelo em Chapecó

A Campanha Maio Amarelo, movimento internacional para redução dos acidentes de trânsito, foi lançado em Chapecó na manhã desta segunda-feira (06), no auditório da Prefeitura Municipal. O tema da campanha em 2024 é “Paz no trânsito começa por você”, com o objetivo de levar o tema trânsito para debate na sociedade.

De acordo com Bruna Pastório, coordenadora do Setor de Educação para o Trânsito, este ano o setor atendeu mais de 3200 pessoas, com palestras, ações educativas e preventivas. Segundo ela, os comportamentos e escolhas dos cidadãos, como motoristas e pedestres, reflete nas ações e no trânsito da cidade. “As ações educativas e preventivas acontecem durante o ano todo, mas são intensificadas em maio”, comentou.

O Presidente do Conselho Municipal de Saúde de Chapecó, André João Telecken, destacou que o trânsito e a saúde tem muita ligação, pois os acidentes envolvem todo o sistema de saúde. “Em 2023, Chapecó registrou 55 óbitos no transito, destes, 22 foram acidentes de moto e 23 acidentes de carro. Em 2024, até o momento foram atendidos, 387 pacientes de acidentes de trânsito no Hospital Regional do Oeste. Destes, 34% são originários de motocicletas. Além disso, o aumento no número de veículos, reflete no aumento do número de ocorrências”, comentou.

Ele enfatiza ainda que a saúde mental das pessoas, no ambiente do trânsito, impacta na conduta dos motoristas. “O trânsito é um grande desafio para a sociedade, que precisa junto com as entidades, poder público e empresas, buscar soluções para diminuir o impacto negativo que causa nas cidades”, esclareceu.

O presidente da Câmara de Vereadores, Andre Kovaleski, destacou que o desafio é buscar gradualmente a conscientização e educação das pessoas para que um cuide melhor do outro no trânsito, refletindo nas ações e condutas de cada um. “O trânsito impacta muito na sociedade e cada um precisa fazer a sua parte melhorando suas condutas. Não adianta investir em mobilidade urbana e melhorias, se os motoristas e pedestres não seguirem as regras que são essenciais para a segurança de todos”, comentou.

O comandante da Guarda Municipal, Luiz Antonio Stobe, destacou que as ações educativas e preventivas são realizadas o ano todo, mas ganham maior força em maio e setembro, quando ocorrem o Maio Amarelo e a Semana do Trânsito. Ele destacou que com a instalação das câmeras de videomonitoramento na cidade, foi possível identificar e acompanhar as infrações e condutas dos motoristas, que refletem no trânsito de Chapecó. “As imprudências e desrespeitos são flagrados com maior intensidade e com isso, as equipes de segurança pública conseguem trabalhar com mais rigor e efetividade”, comentou.

O vice prefeito de Chapecó, Itamar Agnoletto, disse que todos fazem parte do trânsito e que precisam contribuir para que ele fique melhor, pois todos são responsáveis. “A prefeitura faz a sua parte, com campanhas educativas e orientativas, mas todos precisam contribuir com comportamentos diferentes, para refletir nas condutas e ações diárias de cada um”, finalizou.

Confira a programação.

- 07/05/2024 – EEB Geni Comel – Ensino médio - 13h30 – OSCAR

- 08/05/2024 – EEB Geni Comel – ensino médio - 7h30 – OSCAR

SEST/SENAT – SECRETARIA DE EDUCAÇÃO manhã/tarde

- 09/05/2024 - SEST/SENAT – SECRETARIA DE EDUCAÇÃO manhã/tarde

- 10/05/2024 - EEB Geni Comel – ensino médio - 7h30 – OSCAR

- 14/05/2024 – EXPONENCIAL – 1º a 5º – 13h30 – Mari

- 15/05/2024 – EXPONENCIAL – 1º a 5º – 13h30 – Mari

- 25/05/2024 – Shopping – 10h às 22h

- 26/05/2024 – Shopping – 13h às 20h

- 21/05/2024 – SEST/SENAT – 8 às 18h – Mobilização Prosegur

- 22/05/2024 – XII ENCONTRO REGIONAL CETRAN/DETRAN – 8h às 18h – UCEFF

EPC Leonel Brizola – 02 a 05 anos – Mari

- 24/05/2024 - SEST/SENAT – 8 às 12h – Mobilização Auto Viação

EPC Leonel Brizola – 02 a 05 anos – Mari

- 28/05/2024 – CEIB – manhã/tarde – 1º a 5º ano - Mari

- 29/05/2024 – Associação dos Surdos – Adulto – 14h – Vitor/Tiago

SINISTROS DE TRÂNSITO EM NÚMEROS

* Principal causa de mortes de crianças e jovens dos 5 aos 9 anos no mundo;

*1,19 milhão de pessoas morrem por ano, globalmente, em sinistro de trânsito. No Brasil em torno de 120 pessoas diariamente perdem a vida;

*R$ 50 bilhões é o custo estimado dos sinistros de trânsito ao ano no Brasil;

* Cerca de 35 % do total de óbitos no trânsito são motociclista, as principais vítimas de trânsito no país;

* Mais da metade dos acidentes com pedestres ocorre pelo uso do celular enquanto atravessam a rua ou por atravessarem fora da faixa.

Fonte: Abramet; Datasus/Ministério da Saúde; IPEA e OMS