Pavimentação asfáltica garante mais mobilidade para moradores do Bairro Efapi

A Administração Municipal, por meio da Superintendência da Efapi e da Secretaria de Infraestrutura Urbana, concluiu na última semana as obras de pavimentação asfáltica do trecho que liga a Rua Araras até o Loteamento New Villas no Bairro Efapi. A obra que iniciou no mês de maio foi um pedido da comunidade durante as reuniões do Programa Ouvindo Nosso Bairro.

A pavimentação do trecho de 40 metros foi realizada pelas equipes e máquinas da Prefeitura, custando os cofres públicos cerca de R$ 108 mil. A pavimentação vai beneficiar diretamente aproximadamente 250 famílias dos Loteamentos New Villas, Martins, Alta Floresta e Parati. “Este era um trecho de terra e que necessitava de manutenção constante para garantir o tráfego de veículos. Agora com a pavimentação asfáltica será possível ligar diversos loteamentos já existentes e também os novos que estão surgindo nessa região,” reforça o Superintendente da Efapi, Luiz Paulo Carraro.

O principal impacto da obra está na mobilidade urbana do Bairro. Mudanças que já são sentidas pelos moradores e empresários da Região. Para o mecânico Silvio Rodrigues Vargas que mora no Loteamento News Villas há um ano, o asfalto representa qualidade de vida. “Antes a gente vivia com o pó e o barro constante na porta da nossa casa. As mudanças já são significativas e todos aqui do loteamento estão felizes com esta conquista. Isso mostra o quanto a união da comunidade e poder público pode fazer a diferença,nós reivindicamos, conversamos e agora fomos atendidos. Uma conquista para toda a Efapi”, enaltece o morador.

Asfalto novo, população satisfeita.

Uma das principais metas da Administração é a Mobilidade Urbana, que vai desafogar o trânsito e dar mais fluidez no centro e nos bairros do Município. O primeiro passo para colocar este projeto em prática já foi dado através do Programa de Recuperação Asfáltica de Chapecó. Pela cidade, 28,8 kms já foram 100% recuperados, contemplando as Avenidas São Pedro, Getúlio Vargas, Irineu Bornhausen, Nereu Ramos, Attilio Fontana e Fernando Machado, além das ruas Rio de Janeiro, João Martins, Condá, Antônio Morandini, Gonçalves Dias, São João, Martinho Lutero e Licínio Córdova. Os recursos são provenientes de uma parceria entre a Prefeitura de Chapecó e o Governo do Estado de Santa Catarina, por meio do Fundo Social e do Badesc, Agência de Fomento do Estado de Santa Catarina.

Mas além de beneficiar as principais ruas, avenidas e acessos da cidade, é preciso atender as demandas dos Bairros, tirando o pó e o barro da frente das casas, levando mais qualidade de vida aos moradores. Para isso o objetivo é executar 80 km de asfalto nos bairros, através da usina e do asfalto comunitário, assim como foi feito no Bairro Efapi atendendo um pedido importante dos moradores. “Asfalto novo significa mais mobilidade urbana, maior fluidez no trânsito, menos desgaste nos veículos, maior embelezamento da cidade e mais qualidade de vida para a população. Aos poucos vamos melhorando a infraestrutura das nossas ruas no centro e nos bairros”, concluiu o Prefeito, Luciano Buligon.