Museus de Chapecó encerram as atividades da 22ª Semana de museus

Entre os dias 13 e 19 de maio de 2024 aconteceu, em âmbito nacional, a 22ª edição da Semana Nacional de Museus, evento que acontece anualmente desde 2002 e é coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus. Esse ano o tema do evento foi “Museus, Educação e Pesquisa”. A Semana Nacional de Museus é um evento de extrema importância para a cultura brasileira, reunindo museus e instituições culturais de todo o país em uma programação especial, abarcando a dimensão educativa reconhecida pela sociedade, em que os museus desempenham uma relevante função ao promover ambientes enriquecedores para seus visitantes, para a sua comunidade, para estudantes e professores. Através de exposições interativas, visitas acompanhadas, oficinas e palestras, entre outras propostas, essas instituições estimulam a disseminação do conhecimento de forma prática, abrangente e convidativa.

O Museu de História e Arte de Chapecó, juntamente com o Museu Antônio Selistre de Campos, localizado na Av. Getúlio Dorneles Vargas, 17N – Centro, participaram do evento promovendo visitas mediadas à exposição “O que tem no prédio amarelo?”, exposição que conta um pouco da trajetória do prédio histórico onde os museus municipais estão instalados e a sua importância junto a história local.

A programação contou com visitas mediadas que aconteceram entre os dias 13 e 19 de maio de 2024, e teve a participação dos alunos da rede municipal de ensino, e entre eles os estudantes do 5° e 6° ano da Escola Parque Cidadã Cyro Sosnosky, que deixaram alguns depoimentos sobre a exposição visitada na Semana Nacional de Museus.

• "É muito legal ver as fotos antigas, como não tinha nada ao redor do prédio"

• "O prédio já foi de outras cores, e eu jamais saberia disso. Adorei a exposição e as fotos na televisão."

• De todas as salas foi a que mais gostei, as explicações e informações sobre o prédio são muito importantes. Quero visitar o museu mais vezes sempre que vier ao centro."

• Já tinha visitado o museu há uns dois anos atrás e tá muito diferente, eu amei essa sala, as fotos, a arte das paredes e as explicações que passaram pra gente."

• Sempre que passava aqui na frente eu tinha curiosidade de entrar, mas nunca tinha visitado. Eu curti muito a visita, agora já sei que o tem dentro do prédio amarelo."

A Semana Nacional dos Museus deste ano se encerrou com a certeza de avanços e convergência em torno deste tema que norteou os museus nestes dias: “Museus, Educação e Pesquisa”.

No entanto, os museus de Chapecó continuam com as exposições abertas a visitação de segunda-feira a sexta-feira no horário das 07h ás 19h, sem fechar ao meio dia. Venha conferir as exposições! Entrada gratuíta!