Inteligência Artificial é tema que encerra a “Jornada Meu Primeiro Emprego”

Para fechar com chave de ouro a “Jornada Meu Primeiro Emprego”, a Secretaria Municipal de Educação convidou os professores dos cursos de Sistemas de Informação e Engenharia da Computação da Unoesc, Jean Carlos Hennrichs e Jacson Matte, para participarem do episódio “A Inteligência Artificial nas Profissões”, que foi transmitido no canal Educa Chapecó Play. O objetivo foi instigar os estudantes do 9º ano, público-alvo da série, a refletirem sobre como a inteligência artificial (IA) está transformando profissões e o mercado de trabalho

Jean iniciou sua fala destacando que a inteligência artificial não é algo novo. “Nós já a utilizamos em nossas TVs, redes sociais, Alexa… e vamos começar a ver a utilização dela no comércio, shopping, em vitrines interativas. Ela está aprendendo e será usada cada vez mais!”. Ao longo de sua fala, ele também explicou que o Chat GPT, da Open AI, é uma inteligência generativa e o que isso significa. “A IA tem muito a nos oferecer! O que as novas gerações precisam compreender é que essas inteligências artificiais oferecem o conteúdo, mas não o entregam pronto”, afirmou. “Os serviços tradicionais tanto na área da saúde quanto bancária, do direito, tudo será feito por atendentes virtuais. A gente precisa saber lidar com a tecnologia e ter conhecimentos básicos de informática para poder usufruí-la”, frisou.

Jacson contou um pouco sobre a história do desenvolvimento da IA, relatando para os estudantes quais testes foram realizados e quem foram os principais responsáveis pela inovação que está ao dispor da sociedade nos dias de hoje. “Essa tecnologia de robôs que conversam com as pessoas está disponível há um bom tempo, mas só agora foi dado acesso à população”. Ele também deu boas dicas de como fazer pesquisas no Chat GPT e como lidar com as respostas dadas. “Com a IA você consegue trabalhar de forma mais rápida e eficiente, desde que você a domine, pois caso contrário você vai diminuir o seu desempenho devido a falta de experiência. Ela é uma nova ferramenta que se bem utilizada gera mais produtividade”, esclareceu.

Ambos ressaltaram que a IA vem para realizar o trabalho braçal, repetitivo, especialmente nas indústrias e que ela é um excelente instrumento para aprender a otimizar muitas tarefas. Porém, o fundamental, segundo eles, é saber perguntar e pesquisar, além de ser curioso, estudar e ter domínio da área que se deseja atuar, pois isto é o que vai garantir o futuro profissional das novas gerações.

Daniela Moratelli, Secretária de Educação, reforça a importância de tratar do assunto. “A Inteligência Artificial está presente no nosso dia a dia, mas muitas vezes nem percebemos. A Rede Municipal oferece aos estudantes oportunidades como esta live, que abordou de forma muita esclarecedora como podemos utilizar a inteligência artificial tanto academicamente, como profissionalmente, para que eles possam extrair o que de melhor a IA tem a oferecer. Com orientação e conhecimento buscamos garantir excelentes resultados e oportunidades aos nossos alunos!” disse ela.

Se você também quer saber mais sobre Inteligência Artificial de uma forma descomplicada, acesse o link e confira: