Chapecó distribui mais donativos para Roca Salles e Muçum e segue trabalhos em Arroio do Meio

Os cerca de 200 voluntários de Chapecó seguem trabalhando em Arroio do Meio e enviaram mais donativos para as cidades vizinhas de Muçum e Roca Salles. Parte do que foi enviado para Arroio do Meio e que sobrou, foi para as cidades vizinhas. E nesta sexta-feira chegaram mais 15 mil unidades de medicamentos, doados por uma cooperativa médica de Chapecó.

No total, Chapecó mandou cerca de 900 toneladas de donativos para o Rio Grande do Sul, em mais de 50 carretas e caminhões e cerca de dez aeronaves.

Além disso, enviou um comboio de 30 carretas com máquinas pesadas e equipamentos, que estão auxiliando na limpeza das ruas e abertura de estradas.

“Centenas de cargas de lodo, utensílios domésticos e móveis estragados já foram retiradas de Arroio do Meio. As equipes de voluntários de Chapecó já limparam três avenidas e suas transversais. O trabalho segue até domingo”, disse o coordenador da Defesa Civil de Chapecó, Luciano Hünning.

Um fato lamentável foi que as chuvas de quinta-feira acabaram por destruir a ponte provisória que foi construída pelo Exército no rio Forqueta, ligando Arroio do Meio e Lajeado.

Mas a população tem agradecido a solidariedade demonstrada pelos chapecoenses. O prefeito João Rodrigues tem atuado na coordenação das equipes e visitado as pessoas atingidas, levando palavras de apoio.

A primeira dama Fabiana Matte Rodrigues também está em Arroio do Meio, auxiliando também no atendimento dos pequenos animais, junto com a equipe do NAPA.

De acordo com a Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Arroio do Meio, 90% da cidade foi atingida pelas cheias do rio Taquari. Ficaram desalojados 11.400 pessoas. Outras 350 estão desabrigadas e foram acolhidas em abrigos municipais. Cerca de mil casas foram destruídas. O município tem 22 mil habitantes.