Comboio retorna a Chapecó depois de uma semana de trabalho

Depois de uma semana de trabalho em Arroio do Meio-RS o comboio com cerca de 30 caminhões e máquinas pesadas da Prefeitura de Chapecó, além dos 200 voluntários de Chapecó e Região, está retornando neste domingo para Santa Catarina. A saída foi por volta das 8h e a previsão é de chegar em Chapecó à tarde.

Na segunda-feira passada foi a primeira equipe com 50 pessoas e 20 veículos para a cidade gaúcha atingida pelas cheias do Rio Taquari, que desalojou 11 mil pessoas e deixou 350 desabrigados. Na terça-feira foi o comboio com 150 pessoas e 30 caminhões, sendo nove com máquinas pesadas para abrir estradas, limpar as ruas e recolher entulhos. Também foram quatro caminhões-pipa, que foram utilizados na limpeza da cidade. Equipes de voluntários atuaram na retirada dos móveis e do barro que ficou nas casas.

"Nós viemos juntos e estamos indo juntos. Num curto espaço de tempo nós fizemos bastante. Trouxemos não somente equipamentos e trabalho mas também apoio e solidariedade para aumentar a autoestima do povo que mora em Arroio do Meio. Nós demos o nosso melhor, que foi o respeito, o trabalho e a acolhida. Aqui agora é a nossa segunda cidade e vamos voltar para visitar vocês. E quando quando puderem, nos visitem em Chapecó", disse o prefeito João Rodrigues.

O prefeito de Arroio do Meio, Danilo Bruxel, agradeceu todo o apoio enviado por Chapecó. Os moradores locais também agradeceram e aplaudiram a solidariedade do Oeste Catarinense.

Desde o início da cheias no Rio Grande do Sul Chapecó já mandou mais de 50 carretas e caminhões e nove aeronaves com 900 toneladas de donativos.