A Secretaria Municipal de Educação transmitiu na tarde desta segunda-feira (27), em seu canal no YouTube, o Educa Chapecó Play, uma live que apresentou as conquistas do seu inovador projeto Afetividade para Reaprender, conhecido como PARE. Participaram do momento, as articuladoras do setor de Ensino Fundamental, Adriana da Silva, Aline Angélica Pinheiro e Lucilene Teresinha Remos Farias, as quais detalharam a proposta desenvolvida na rede que atende cerca de 5.500 alunos.
Aline relatou que o projeto iniciou no segundo semestre de 2022, após a passagem do período pandêmico e a readaptação das crianças nas escolas. Nesse momento, com o diagnóstico da situação elaborado, quanto setor, nós resolvemos criar algumas estratégias para recompor as aprendizagens que não foram consolidadas nos anos anteriores. Quando começamos este trabalho, o público-alvo eram as turmas de 3º a 9º ano. Aline destacou que nesta proposta, a afetividade é a premissa da relação entre o professor e o aluno, pois ela é uma característica da espécie humana, e ao utilizá-la através da valorização e do respeito, busca-se desenvolver no estudante as habilidades que ele ainda não alcançou.
Adriana explicou que neste ano, a iniciativa foi ampliada para as turmas de 1º e 2º ano e detalhou a dinâmica dos atendimentos. Para as turmas de 3º a 9º ano são organizados pequenos grupos por níveis de aprendizagem e as atividades ocorrem preferencialmente no contraturno. Já no 1º e 2º ano, o professor do PARE entra na turma junto com a professora regente. O acolhimento é utilizado como estratégia para cativar as crianças e através do lúdico, os jogos e brincadeiras, o docente mostra a eles o quanto são capazes e o potencial que possuem.
Lucilene ressaltou que o projeto prevê 4 aulas semanais, tanto nas turmas quanto nos grupos, e estes são formados por cerca de 10 alunos, o que garante um atendimento individualizado e pontual. Ela contou ainda que são inúmeros os relatos de estudantes que alcançaram resultados satisfatórios logo nos primeiros meses de participação. Temos casos de crianças que não liam em sala de aula, e que depois de frequentar as aulas do PARE desenvolveram a habilidade da leitura.
As articuladoras comentaram que para este trabalho, a equipe aposta em formações que tragam suporte teórico e prático aos 61 professores pedagogos do PARE. Os profissionais se reúnem mensalmente para planejarem e realizarem atividades lúdicas e de acolhimento que podem ser reproduzidas com os alunos, sempre com uma intencionalidade.
A Secretária de Educação, Daniela Moratelli enfatizou a importância do projeto: nós precisamos dar atenção a estes alunos, que por algum motivo não consolidaram as aprendizagens no tempo esperado, e utilizar uma metodologia de ensino diferenciada. Nossa opção foi explorar a afetividade e por meio dela temos obtido excelentes resultados.
A live está disponível no seguinte link: Acesse e confira!