Nesta terça-feira, 28 de maio, é o Dia Internacional do Brincar instituído durante a 8ª Conferência Internacional de Ludotecas em Tóquio, na qual o Brasil, e mais de 40 países que estiveram presentes, elegeram a data para celebrar a importância do brincar como potencial para o desenvolvimento das crianças.
Diante disto, a Secretaria Municipal de Educação de Chapecó, por meio do Setor de Educação Infantil e em parceria com as equipes gestoras e os professores, está promovendo nos dias 27, 28 e 29 de maio, a Semana do Brincar. O objetivo é que as instituições educativas promovam ações que oportunizem espaços que provoquem às crianças a criar, interagir, conviver, participar e construir experiências significativas, reconhecendo a brincadeira como essencial para o cotidiano vivido na infância.
Nesse sentido, busca-se priorizar materiais não estruturados, como caixas de papelão, bandeja de ovos, potes, panelas e bacias em desuso, entre outros, bem como espaços para a livre exploração, como cabanas de tecidos, casinhas, cozinhas e afins. Isso possibilita que a criança desenvolva a criatividade ao movimentar-se, interagir, socializar, promover a autonomia, a imaginação e o contato com a natureza.
A Heloísa Azevedo Mesa Casa, de 5 anos, expressa a alegria de participar das atividades propostas. Eu gostei muito de brincar aqui na escola. Eu quero ir na sala de maquiagem e pintar a minha cara com o desenho de uma folha e do vento. Fui na sala das cores e achei bem legal, comentou ela.
Gostei muito das atividades. Eu fiz uma pulseira e brinquei na sala que tem fantasias de princesa e super heróis, disse Izabelli da Rocha, de 5 anos, da turma de Pré 2.
Para a Secretária de Educação, Daniela Moratelli, é através do brincar que a criança constrói sua própria cultura, relaciona-se melhor consigo mesma e com seu entorno, passa a expressar suas necessidades, ressignificando saberes e descobertas, tornando a infância cada vez mais potente.