Prefeitura inicia plantio de ipês no prolongamento Sul da Getúlio Vargas

No Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado nesta quarta-feira, a Prefeitura de Chapecó iniciou o plantio de ipês no Prolongamento Sul da Avenida Getúlio Vargas, que foi inaugurado no início do ano. Na manhã desta quarta-feira foram plantadas 20 mudas, já com cerca de três anos, segundo a coordenadora do Horto Botânico Municipal, Valdaíra Foschiera.

“Nós estamos colocando mudas maiores, em covas maiores e com boa adubação, propiciando um solo mais fofo que facilita o enraizamento, para que em dois anos já possamos ter os ipês florescendo neste novo espaço. No trecho de quase dois quilômetros serão entre 250 e 300 mudas. A maioria é de ipês roxos, que são exemplares da Mata Atlântica e foram sugeridos pelo prefeito João Rodrigues. Também teremos de cerejeira ornamental num trecho de 200 metros onde há um talude, pois são de menor porte. Tudo com produção própria do Horto Municipal”, disse Valdaíra.

As mudas estão sendo colocadas em formato ziguezague, numa distância entre oito a dez metros entre si, sendo a oito metros dos postes, para não atrapalhar a iluminação no futuro.

Além do plantio está sendo realizado o estaqueamento e a irrigação. A previsão é de finalizar os trabalhos até sexta-feira, pelas equipes da Secretaria de Serviços Urbanos e Zeladoria.

No final da avenida, no trevo da rua Maria de Marco Scopel, que faz ligação com a Pascoal Cortelini, serão plantadas flores.

O Horto Botânico Municipal atende mais de 200 espaços públicos e somente no ano passado produziu 262 mil mudas.