Chapecó gerou quatro mil empregos novos no primeiro quadrimestre

Chapecó gerou quatro mil novas vagas de emprego no primeiro quadrimestre de 2024, segundo dados divulgados recentemente pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED). São em média mil vagas por mês.

De acordo com o Diretor de Desenvolvimento Econômico do município, Márcio da Paixão Rodrigues, com este resultado a Capital do Oeste ficou em terceiro no estado e em 32º lugar no país. Lembrando que os líderes no número de vagas geralmente são capitais estaduais ou municípios de grande porte.

Dois setores se destacaram. O setor de Serviços gerou 235 vagas em abril e 1,9 mil no quadrimestre. A Indústria teve saldo de 255 vagas em abril e 1.280 no quadrimestre, sendo o melhor resultado do estado. A Construção Civil teve saldo de 482 vagas no quadrimestre e, o Comércio, 41 vagas. O setor Agropecuário teve pouca mudança, com apenas seis vagas positivas nos quatro primeiros meses do ano.

O interessante é que Chapecó tem um grande número de contratações, 24 mil no quadrimestre e seis mil apenas em abril. O número de vagas só não é maior devido ao grande número de demissões, que foram 20 mil no quadrimestre e 5,3 mil em abril. Das seis mil contratações de abril, 2.549 foram mulheres. Destaque também para a contratação de imigrantes, com 735 venezuelanos.

O prefeito de Chapecó, João Rodrigues, lembrou que Chapecó passou dos 100 mil trabalhadores com carteira assinada. São 102.924 empregos formais.

EVOLUÇÃO DO EMPREGO NO PRIMEIRO QUADRIMESTRE:

2022: 2.588

2023: 2.659