Chapecó se destaca em evento do Ministério da Educação

A Rede Municipal de Chapecó, em cumprimento à Lei nº 14.533, de 2023 e alinhada à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), inovou ao implementar o componente de Pensamento Computacional para turmas de 6º a 9º ano, no início deste ano. Diante disso, foi convidada pelo Ministério da Educação (MEC) para compartilhar tal experiência durante o “4º Seminário Educação Digital: caminhos inclusivos para a transformação curricular na Educação Básica”.

Este encontro ocorreu de forma online e integra um ciclo de palestras cujo objetivo é refletir sobre os caminhos de formação inicial e continuada de professores para a implementação do currículo de Educação Digital nas escolas de educação básica.

No dia 13 de junho o articulador do Componente de Pensamento Computacional participou da oficina online “Educação Digital: caminhos inclusivos para transformação curricular na Educação Básica”, em que comentou sobre o percurso da Rede Municipal, iniciado em 2022, até a implementação do componente em 2024. Ele expôs a relação entre os eixos da BNCC, parecer do MEC e habilidades do Currículo Municipal, estruturação, cronograma de aulas, formação de professores e materiais utilizados pelos estudantes.

No dia 18 de junho, o gerente de Ensino Fundamental, Marcelo Dal Piva, contextualizou a realidade pós-pandemia de Covid-19, a qual revelou o contexto analógico das escolas, embora os estudantes pertençam a uma geração mais tecnológica. “Diante dessa situação-problema, percebemos a necessidade de buscar estratégias para englobar a educação digital em nosso currículo. Antes de implementarmos, realizamos estudos, análise de documentos e visitas a outras Redes de Ensino. Concluída esta etapa elaboramos nossa proposta e submetemos ao Conselho Municipal de Educação que a aprovou.

Ele acrescentou que em 2024 foram contratados os professores para ministrar o componente de Pensamento Computacional. “Na Secretaria de Educação, temos um articulador que acompanha os encontros formativos, que são realizados de forma online, por uma empresa externa contratada para este fim. Entendemos que a formação docente é essencial para atingir o nosso objetivo de ensinar os adolescentes da Rede Municipal a usar a tecnologia a seu dispor de modo eficiente, criativo e educativo”, completou.

Para a Secretária de Educação, Daniela Moratelli, participar deste Seminário é uma oportunidade que atesta o trabalho de excelência desenvolvido na Rede Municipal. “Receber o convite para que o nosso município, representado por técnicos da Secretaria, seja protagonista e apresente o projeto de Chapecó para a efetivação da educação digital no currículo escolar neste evento nacional promovido pelo MEC é gratificante. Com certeza, este é um reconhecimento do percurso que vivenciamos até o momento, pois trabalhamos incansavelmente para que as nossas ações educacionais se traduzam em sucesso na vida escolar de todos os nossos estudantes”, afirmou.

Confira o Seminário na íntegra, no Youtube: