Com seis meses de antecedência Simplifica Chapecó alcança meta de 5h para abertura de empresas

Chapecó tem motivos para comemorar nos processos de abertura de novas empresas. O Simplifica Chapecó, que já vinha alcançado resultados históricos na redução do tempo de atendimento, alcançou a meta de 5h em média para abertura de empresas no município. Isso seis meses antes do previsto, que era final de 2024.

Uma série de ações para chegar nesse resultado iniciou em setembro de 2023, quando o prefeito João Rodrigues recebeu a visita do presidente da Junta Comercial do Estado de SC, Fernando Baldissera, juntamente com técnicos da junta e servidores do Simplifica Chapecó. Na ocasião foram definidas uma série de ações para agilizar e facilitar os procedimentos para abertura de empresas. Na época a média era de 14 horas para análise de viabilidade e 15h para liberação de alvará. Em 2021 a demora era de 49h.

“Determinamos que a equipe do Simplifica visitasse a Prefeitura de Cascavel-PR, no início de 2024, com o objetivo de verificar em loco as ações que a Prefeitura daquela cidade tinha adotado para agilizar o tempo resposta de abertura de empresas, resultando dessa visita algumas mudanças que contribuíram para chegássemos próximo ao mesmo patamar”, disse o prefeito.

O Secretário de Fazenda, Moacir Rohr, disse que também nesse primeiro semestre, juntamente com a Secretaria da Fazenda e Administração e do Simplifica Chapecó, o buscou-se estreitar as relações com o CIGA CIM (Consórcio de Inovação na Gestão Pública Municipal) e a Junta Comercial em Florianópolis, resultando dessas visitas melhorias significativas nos trâmites burocráticos entre as instituições.

“Convém aqui ressaltar que a grande transformação começou a ter resultados com a aprovação da nova Lei de Responsabilidade Econômica e sua regulamentação, que passou a vigorar em janeiro de 2023, sendo considerado o grande marco dessas conquistas”, disse Rohr.

O coordenador do Simplifica Chapecó, Rodrigo Maurício Ribeiro, destacou a implantação de novos sistemas e a abertura do setor com a realização de dois grandes eventos de trocas de experiências denominados “CONVERSA COM O SIMPLIFICA”, reunindo mais de 120 profissionais contadores de Chapecó e Região, com as demais secretarias do gênero, tais como de Desenvolvimento Sustentável e Obras Estruturantes, da Fazenda e Administração, da Saúde através da Vigilância Sanitária e colaboradores do Sindicato dos Contabilistas, SINDICONT, Câmara de Vereadores e Corpo de Bombeiros.

Como resultados dessas ações, chegou-se a tão almejada conquista com seis meses de antecedência, registrando uma média de 5h para análise de viabilidade e abertura de empresas, com tempo de registro de uma hora, dados esses registrados no site da junta comercial de Santa Catarina, JUCESC.

“Destacamos finalmente que nesse ano de 2024 já foram realizados em torno de 3.500 novos cadastros entre MEIs e empresas, perfazendo um total de mais de 55.000 cadastros ativos existentes atualmente, bem como no quesito atendimentos pelos mais diferentes meios de comunicação, já foram registrados praticamente 39.000 até a presente data”, disse o gerente do Simplifica, Luiz Carlos Balsan.

Um deles foi o empresário chapecoense Jefferson Luiz Sangalli, proprietário da Olimpus Academia, que recentemente realizou uma alteração de endereço e criação o OLIMPUS GROUP, no bairro Santa Maria, que será um dos maiores centros de treinamento do estado, oferecendo atividades como: academia, crossfit, beach tenis e pilates, entre outros.

Sangalli destaca a importância da agilidade no processo de abertura e alteração de empresas em Chapecó, também a agilidade nos processos de vistorias, pois para o empresário cada dia que tiver que ficar de portas fechadas, acarreta em prejuízo financeiro. " Amo essa cidade, estou feliz com a evolução nos últimos anos e por isso escolhi continuar empreendendo aqui, além de hoje poder garantir trabalho para várias pessoas e ajudar no desenvolvimento econômico da cidade, ter o alvará liberado em tempo recorde me possibilitou inaugurar a empresa , abrir as portas e continuar fazendo o que mais nos agrada, transformar a vida das pessoas através de atividades físicas", disse o empresário.