Background

Notícias

Modalidades esportivas e paradesportivas são apresentadas em CEIM

Compartilhar

Apresentar algumas modalidades esportivas e paradesportivas percebendo a inclusão, a fim de aprimorar o desenvolvimento motor, valorizando e respeitando as diferenças. Este foi o objetivo do Ceim do Comércio com as turmas de 4 a 5 anos do pré-escolar a disciplina de educação física. A escola desenvolveu o projeto com o objetivo de explorar as diferentes qualidades e dinâmicas do movimento, ampliando a coordenação motora através de modalidades esportivas como o Atletismo, Bocha, Ginástica e Jogos com Raquetes (Tênis, Tênis de mesa e Badminton). A professora de Educação Física, Ana Fochessato comentou a importância de trabalhar a inclusão com os pequenos. “Para que eles saibam lidar com as diferenças com sensibilidade e equilíbrio, é preciso que tenham familiaridade com a diversidade, por isso, desenvolvi esse projeto com as turmas criando situações de aprendizagem em que a questão da deficiência seja abordada, através das modalidades esportivas e paradesportivas”, enfatizou.

Ela explicou ainda que as modalidades esportivas e as atividades foram apresentadas as crianças através de conversas, vídeos e aulas práticas, verificando o que já sabiam e trazendo novos conhecimentos a respeito do tema. A professora conversou com as crianças sobre alguns esportes praticados por pessoas com deficiência como: atletismo, futebol, basquete e bocha. Também foi realizado com as turmas o Futebol para cegos, questionando as crianças como seria possível praticar o esporte sem enxergar, mostrando a bola de guizo (que emite som), e depois fazendo com que vendassem os olhos, ouvissem o barulho da bola e tentassem jogar. Outra atividade desenvolvida foi a Bocha Paraolímpico, com o atleta chapecoense Marcos Soares que está em quarto lugar na sua categoria no estado, que mostrou para as crianças como se joga a bocha e algumas também participaram com ele do jogo, na mesma condição do atleta. “Agradeço muito a escola, professores pelo convite de estar aqui hoje. Não sabia que iria ter tantas crianças aqui. Fiquei muito feliz”, destacou o atleta.

O aluno Gonçalo Perdoncini, de 5 anos disse que todos podem praticar esporte. “Achei bem legal conhecer como as pessoas jogam com a cadeira de rodas. Achei bem difícil”. Camila Seghetto, de 5 anos ficou impressionada com a habilidade apresentada. “Gostei muito de ver ele jogando. Ele é muito bom”, disse. A Secretária de Educação, Sandra Maria Galera enfatizou que o esporte é para todos. “Para a criança com deficiência, o esporte aumenta a autoestima e a sociabilização. Ela passa a acreditar mais em si mesma, o que contribui, inclusive, com o processo de aprendizagem, porque ela enxerga suas capacidades e se valoriza”, finalizou.