Obras preparam o Museu da Colonização para a EFAPI 2017

O Museu da Colonização – instalado dentro do Parque de Exposições Tancredo de Almeida Neves, em Chapecó – está recebendo obras de melhorias e revitalização.

As obras iniciaram em 10 de agosto e estarão concluídas em 30 de setembro, preparando-o para a Exposição-feira Agropecuária, Industrial e Comercial de Chapecó (EFAPI 2017), prevista para o período de 6 a 15 de outubro. Consistem no fornecimento de material e trabalhadores para a execução dos serviços de restauração da edificação do Museu e do coreto. O desembolso da Prefeitura é de R$ 61,9 mil reais.

A secretária de Cultura Roselaine Vinhas antecipa que o Museu desenvolverá intensa programação durante a EFAPI 2017. O objetivo é divulgar aspectos históricos do processo de colonização do município de Chapecó, considerando os diversos grupos étnicos que compuseram a construção da cidade, como os caboclos, colonizadores e indígenas.

O acervo do museu se constitui de móveis e instrumentos de trabalho da Colonizadora Bertaso, ferramentas e armas utilizadas por diferentes grupos durante o processo de colonização, utensílios de cozinha colonial. Durante a EFAPI, o público poderá visitar a exposição com a mediação de funcionários, ampliando a interação entre Museu e público.

O Museu da Colonização de Chapecó ocupa a antiga casa histórica da família Bertaso, construída na região central da cidade de Chapecó na década de 1920, pelo então proprietário da Colonizadora Bertaso, Maia e Cia., coronel Ernesto Francisco Bertaso. Está organizado em cinco espaços expositivos, com a finalidade de apresentar a tipologia do acervo ao público visitante por meio de salas temáticas: da colonização, dos objetos, da presença dos colonizadores, da cozinha e da sobrevivência.

A construção utilizou madeira nativa abundante da região Oeste de Santa Catarina durante o período da chegada dos colonizadores. Foi construída para servir de moradia, escritório e tomadas de decisões, principalmente relacionadas ao processo de colonização.

Em 1991, a construção foi deslocada para o Parque de Exposições Tancredo Neves, no Bairro Efapi. A edificação sediou a Comissão Central Organizadora da Efapi em 1991. A casa abrigou também, posteriormente, o acervo do Museu Antônio Selistre de Campos por diversos anos.

Com o tombamento definitivo, em 2007, do antigo prédio da Prefeitura Municipal, no centro de Chapecó, o acervo do Museu Selistre Campos foi transferido para aquele local e a casa histórica da família Bertaso passou a abrigar o Museu da Colonização de Chapecó, criado pela Lei Municipal nº 5.975 de 06 de abril de 2011, sendo esta mesma edificação tombada pelo decreto municipal nº 23. 949 no dia 7 de abril de 2011.

EXPRESSÃO

Considerada a maior festa, exposição e feira multissetorial do sul do Brasil, a EFAPI 2017 está programada para o período de 6 a 15 de outubro, no Parque de Exposições Tancredo Neves. É promovida pela Prefeitura Municipal e entidades empresariais. Participarão cerca de 400 expositores (todos os espaços estão vendidos). Os negócios fechados e prospectados devem atingir 150 milhões de reais.