Definidos os eixos do Plano Estratégico de Desenvolvimento Econômico de Chapecó

Iniciativa integra as ações do Programa Cidade Empreendedora desenvolvido pela Prefeitura e Sebrae/SC

Os cinco eixos prioritários a serem trabalhados no Plano de Desenvolvimento Econômico Municipal (PEDEM) de Chapecó foram definidos, nessa semana, durante workshop promovido pela Prefeitura e Sebrae/SC, no Centro de Cultura e Eventos. O encontro reuniu representantes dos Poderes Executivo e Legislativo, lideranças empresariais e institucionais, representantes do ecossistema da inovação, empresários e comunidade.

O PEDEM visa desenvolver a economia do município com base no planejamento dos eixos estratégicos para promoção do crescimento econômico e social de forma sustentável. Para definir os eixos foram avaliados os dados do documento “Chapecó em Números” que apresenta informações sociais e econômicas locais e outras bases documentais.

Com a coordenação consultor credenciado ao Sebrae/SC, Fábio Cesar de Moraes, após discussão e avaliação sobre as potencialidades e deficiências do município – reconhecido como um dos que mais crescem no Estado - foram elencados os seguintes eixos considerados prioritários para fortalecer a economia local: “agroalimentar”, “indústria de bens de capital”, “turismo e bem-estar”, “inovação e sustentabilidade” e “integração e logística”.

Durante o workshop, o prefeito Luciano Buligon exemplificou que esse Planejamento Estratégico de Desenvolvimento foi realizado por cidades, países e instituições que hoje são considerados cases de sucesso. “Contamos com o esforço e determinação de nossa equipe, das entidades, instituições e da comunidade para que nos ajudem a obter os resultados que esperamos. Com o plano, minimizaremos os defeitos e potencializaremos as virtudes transformando Chapecó em um município ainda mais empreendedor, desenvolvido e sustentável”.

O secretário de desenvolvimento econômico Marcio Ernani Sander mencionou a evolução do município ao comentar sobre a recente reunião com a presidente em exercício do Sebrae Nacional, Heloisa Menezes, que se surpreendeu com as parcerias e a sintonia entre Poder Público, entidades e instituições. “Com o associativismo forte que temos aqui e com o compromisso Sebrae, de toda a equipe da Prefeitura e demais representantes dos segmentos econômicos e da comunidade, os eixos escolhidos serão aprimorados e contribuirão para que tenhamos um município ainda mais inovador”.

Para o presidente da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC), Cidnei Barozzi, o planejamento estratégico representa uma oportunidade para avaliar sobre os avanços que o município terá nos próximos anos. “Muitas conquistas foram obtidas. Nossa cidade está em franco desenvolvimento com uma economia diversificada. Nós, da ACIC, não poderíamos ficar fora desse momento, pois quando se fala em planejamento, estamos pensando no município para o futuro. Estamos participando para que o plano de fato consiga transformar Chapecó em uma cidade ainda melhor”.

A iniciativa integra as ações do Programa Cidade Empreendedora que foi implantado no início deste ano em Chapecó com o objetivo de planejar, desenvolver, implantar e gerenciar medidas para intensificar o desenvolvimento econômico com aproveitamento das potencialidades locais. São 34 soluções em vários setores visando atender demandas que incluem a promoção da cultura do empreendedorismo, compras públicas, identificação de oportunidades e reflexão das estratégias que podem ser utilizadas para estruturar políticas públicas de apoio aos pequenos negócios, programa de educação empreendedora, entre outros aspectos.

Créditos: MB Comunicação.