Prefeitura de Chapecó/Chapecoense Futsal/Unoesc estrutura departamento médico

A temporada de 2024 marca uma virada de chave na Prefeitura de Chapecó/Chapecoense Futsal/Unoesc. Foi formada uma comissão técnica mais ampla, o público voltou em grande número ao ginásio e os resultados em quadra estão aparecendo. O Verdão das Quadras vive fase de estruturação, com o objetivo de oferecer condições cada vez melhores para a equipe render nos jogos.

O departamento médico é um dos setores que recebeu maior atenção dos dirigentes para este ano. Foram firmadas parcerias com as clínicas do Dr. Pedro Barros e Cefise Fisioterapia. Conforme o fisioterapeuta Natan Echer, a intenção é integralizar o trabalho com a comissão técnica, principalmente no sentido de prevenir lesões e, também, acelerar a recuperação dos atletas.

“A Chapecoense Futsal passa por processo de transformação e reestruturação metodológica. Junto ao departamento médico, a Cefise e a diretoria do clube, trouxemos um software de última geração para quantificar os volumes de carga de treinamento e de jogos, os índices de fadiga e a recuperação dos atletas, para que assim possamos diminuir o índice de lesão e prevenir futuros desconfortos. Dessa forma, o atleta pode performar por mais tempo e estar à disposição do técnico”, disse Natan.

“Também estamos passando por uma reestruturação na parte de fluxograma, em que o atleta percorre até o processo de reabilitação, com critérios baseados em evidências, para um retorno sólido, sem novos episódios ou uma nova lesão no atleta”, acrescentou Natan. A estruturação do departamento médico também contempla as categorias de base.

O fisioterapeuta destaca ainda o retorno de jogadores às partidas abaixo do tempo estimado de recuperação. Um exemplo é o ala Dedé, que já voltou a jogar após fratura no punho direito. Segundo Natan, o goleiro Glauber, que sofreu estiramento de baixo grau no joelho direito e faz tratamento conservador, também poderá ser liberado antes do prazo previsto.

“A Chapecoense passa por uma nova estruturação, tanto dentro quanto fora de quadra, com novos patrocinadores e parceiros. A gente já vê hoje o nosso time como profissional e precisa do departamento médico ativo. Escolhemos pessoas com notoriedade, como o Dr. Pedro Barros, o Natan e o pessoal da Cefise, para estar no DM e dar melhor assistência possível aos nossos atletas”, disse o gerente de futsal Clayton Tressoldi.