Restaurante Popular Bandejão realiza campanha contra o desperdício de alimentos

A equipe do Restaurante Popular de Chapecó realizou entre os dias 23 e 29 de maio uma campanha de conscientização sobre o desperdício de alimentos. Durante o período, foi possível verificar uma redução de 30 kg para 05 kg no desperdício diário de alimentos.

De acordo com Cintia Badalotti Scaravelli, nutricionista do Bandejão, após um período de observação no serviço, a equipe verificou o volumoso descarte de alimentos após a refeição, cerca de 30 kg diariamente. “Resolvemos então fazer uma intervenção educativa e de mudança comportamental dos clientes”, explicou.

Ela disse que a ação realizada junto aos clientes teve como objetivo a conscientização para a redução do desperdício de alimentos. A ação foi desenvolvida pela equipe com apoio da estagiária de Nutrição da Uceff Cristiane Pivoras e consistiu em uma abordagem direta com o cliente após o consumo da refeição. “Após o término da refeição, foi verificada a bandeja do cliente durante o ato de devolução. Não havendo o desperdício de alimentos o cliente era parabenizado com um cartão e uma bala. Esse simples cartão simbolizava nosso agradecimento por colaborar com o não desperdício de alimentos”, explicou. Aqueles que não recebiam o cartão, eram orientados sobre as maneiras para evitar o desperdício.

Cintia comentou ainda que durante a abordagem foi possível verificar a aprovação e apoio dos clientes em relação a campanha, afirmando seu compromisso com o não desperdício de alimentos. “Após a abordagem avaliou-se que a ação foi um sucesso, pois cerca de 1/3 dos clientes demonstraram-se contra o desperdício e o volume de descarte de alimentos foi significativamente inferior ao anterior observado, cerca de 5 kg”, destacou.

Outro ponto destacado pela nutricionista é que a cultura do desperdício é algo muito presente na vida do brasileiro. Ela apresenta que segundo a Embrapa - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - o desperdício de alimento vai muito além do descarte de comida em si. Além da perda dos nutrientes que poderiam servir para quem ainda enfrenta a insegurança alimentar, o desperdício impacta negativamente o meio ambiente e gera perdas de recursos. “Acreditamos que esta simples ação foi capaz de despertar em nossos clientes a importância de preservarmos nossos recursos e nossa dignidade alimentar”.

Restaurante popular

O Programa Restaurante Popular Bandejão de Chapecó foi instituído pela Lei nº 4849, de 12 de Agosto de 2005 com o intuito de oferecer refeições nutricionais, balanceadas e seguras para pessoas que encontram-se em estado de insegurança alimentar, preferencialmente pessoas de baixa renda, com todos os nutrientes indispensáveis para uma nutrição saudável.

Diariamente o Bandejão atende em média 500 pessoas no local, 100 refeições transportadas para a Casa de Passagem e 200 refeições para a Cidade do Idoso. Localizado na rua Marechal Floriano Peixoto 60 O, centro, o atendimento se faz nas segundas-feiras a sextas-feiras das 11h30 horas até 13h30 horas.

Após o período de 3 anos fechado, em virtude da pandemia do Covid 19, o Bandejão retomou seu atendimento no mês de abril de 2023, com um novo formato utilizando o cadastro social dos usuários. O cadastro é realizado no próprio Bandejão nas segundas, quartas e sextas-feiras das 08h as 10 horas, e nas terças e quintas-feiras das 14h as 16 horas. O usuário para ter seu cadastro social aprovado deve cumprir os seguintes critérios: ser morador de Chapecó (comprovante de residência) e apresentar comprovante de renda da família inferior a 3 salários mínimos. Com o cadastro social aprovado o usuário tem o direito de acessar o serviço com um custo de 5,00 reais.

Aqueles usuários que não atendem esses critérios ou sem cadastro tem direito a refeição por 10 reais. Importante lembrar que o cadastro social é válido para 12 meses, após esse período o usuário deve atualizar seu cadastro, caso contrário a cobrança da refeição será de 10 reais. O acesso do usuário ao Restaurante Popular é realizado por meio de reconhecimento facial.

Desde a sua inauguração, 30 de agosto de 2007, o Bandejão tem oferecido refeições de qualidade e de baixo custo para a população Chapecoense, e dentre as situações desafiadoras do dia a dia, o desperdício de alimentos atualmente se mostrou uma delas.