Educação Fiscal é tema de atividade de empreendedorismo em Escola de Chapecó

Estudantes de 8º e 9º ano, da EBM Manira Sarquis Sartori, estão desenvolvendo, no componente de Empreendedorismo, sob supervisão das professoras Franciele Sotoriva e Fernanda Dornelles, a produção de vídeos que tratam do tema Educação Fiscal.

“Neste primeiro desafio, os alunos precisaram fazer uma pesquisa sobre o conceito de descaminho e contrabando, muitos deles não sabiam o que significava o primeiro termo, então foi uma novidade. Em seguida, a partir das informações coletadas, eles se empenharam para gravar e editar os vídeos. Fiquei feliz com o resultado, pois percebi que a turma conseguiu ser protagonista da atividade e aprimorar ainda mais a própria autonomia”, comentou a professora Francieli.

O componente de Empreendedorismo, implementado no Currículo Municipal de Educação neste ano, contribui para expandir a noção sobre o dinheiro e de como lidar com ele, além de estimular o desenvolvimento de habilidades úteis para o futuro profissional e pessoal dos estudantes e seus familiares.

“A educação integral é nossa meta na Rede Municipal, por isso, foi realizada muita pesquisa até a inserção do Empreendedorismo na grade curricular. Entendemos que este componente possibilita ao aluno refletir sobre o próprio papel enquanto cidadão na fiscalização do emprego das verbas públicas, a fim de evitar a corrupção. Além disso, contribui para o estudo da própria realidade socioeconômica e como gerir as finanças familiares. Tais temáticas aproximam a teoria da prática e preparam os jovens chapecoenses para a vida em sociedade, de forma consciente e crítica”, disse Daniela Moratelli, Secretária de Educação.

Confira o material produzido sobre Educação Fiscal no link a seguir: https://www.instagram.com/reel/C8o32IxOG_R/?igsh=O...