Projeto Mentoria de Gestores é desenvolvido na Rede Municipal de Ensino

O quadro “Gestão na Educação” desta semana, com transmissão pelo Canal Educa Chapecó Play, lançou o segundo episódio em que aborda o “Projeto Mentoria de Gestores”. Para falar sobre ele, estiveram presentes a articuladora, Abegair Farias de Lima, a psicóloga, Tanielly Gonçalves Veppo, ambas do Setor de Articulação e Gestão Educacional e a vice-gestora da EBM Thereza Baldissera, Rosane Rossi.

“Nosso objetivo, ao atender pequenos grupos de gestores, é dar subsídios para que desempenhem o papel de modo eficaz. Costumamos dizer que o líder é um espelho para a equipe e que cada um de nós traz consigo um exemplo de liderança que pode ser compartilhado com os colegas. Essa partilha possibilita a autorreflexão e o próprio aperfeiçoamento”, disse Abegair.

Tanielly explicou o papel da psicóloga nestes momentos formativos. “Primeiramente, precisamos entender o papel do gestor na instituição, pois ele lida com muitas situações, inclusive imprevistas. Assim, como líder ele precisa estar preparado com uma boa gestão emocional e autoconhecimento. Nesse sentido, o trabalho técnico da psicologia oferece o suporte adequado durante os diálogos em grupo e nos individuais, quando necessário.”, comentou.

“Temos por hábito lá na escola organizar momentos de escuta ativa com os professores, famílias, estudantes e dentro da própria equipe gestora. Para isso, dialogamos, estudamos os materiais que são compartilhados pelo setor de articulação e gestão educacional e refletimos sobre a importância do ouvir para depois agir e já percebemos os resultados positivos disso no cotidiano do nosso espaço”, pontuou Rosane.

“Os projetos desenvolvidos na Secretaria de Educação têm o objetivo de oferecer formação e subsídios que contribuam para a boa gestão das nossas instituições educativas. Este olhar sensível para o trabalho desempenhado pelas equipes gestoras na Rede Municipal é um diferencial do nosso município”, afirmou Daniela Moratelli, Secretária de Educação.

Acompanhe a conversa acima na íntegra, no link a seguir: