Equipes de Saúde Bucal de Chapecó recebem capacitação

A Secretaria de Saúde de Chapecó, através da Gerencia de Saúde Bucal, realizou nesta semana no auditório da Prefeitura, capacitação para todos os Cirurgiões Dentistas a auxiliares de saúde bucal da rede pública. A atividade teve como tema “Urgências Odontológicas e Traumas Dentários” e foi ministrada pela Dra Pauline Maristella Lang, professora do curso de graduação em odontologia da Faculdade UCEFF, para os mais de 100 profissionais dessa área lotados na Secretaria de Saúde.

Essa capacitação teve por objetivo dar mais segurança aos profissionais que atuam nas equipes de Saúde Bucal da Atenção Básica, Especializada e de Urgência e Emergência do município. O Secretário de Saúde, João Lenz, ressalta que Chapecó conta com atendimento odontológico nos 26 Centros de Saúde e ainda atendimento de urgências. O serviço foi implantado em abril de 2023 o Pronto Atendimento Odontológico que fica instalado em anexo ao PA Efapi, com funcionamento de segunda a quinta-feira das 7h30 às 22h e na sexta-feira das 7h30 às 17h. “Após esse horário, nas sextas feiras e durante o fim de semana, o serviço funciona na forma de sobreaviso e os profissionais são acionados para atendimentos no local sempre que surge qualquer demanda de urgência.”, explicou.

O Gerente de Saúde Bucal Giancarlo Moschetta relata que em pouco mais de um ano de sua implantação, o Pronto Atendimento odontológico já atendeu mais de 4300 pacientes com casos de urgências odontológicas, desses 1800 somente nesses primeiros meses de 2024. “O serviço está estruturado para o atendimento de pacientes e é importante investir em educação permanente dos profissionais, que se reverte num atendimento mais qualificado a toda população”, comentou.