Background

Notícias

Saúde orienta para os cuidados contra a Influenza

Compartilhar

A influenza ou gripe é uma infecção aguda do sistema respiratório, ocasionada pelo vírus influenza. Inicia-se com febre, dor muscular, e tosse seca. Em geral, tem evolução por período limitado, em geral de um a quatro dias, mas pode se apresentar forma grave. O Sistema Único de Saúde (SUS) oferta a vacina que protege contra os tipos A,B,C do vírus.

A campanha encerrou no dia 08 de junho, porém até que tiverem doses em Chapecó, segue a vacinação dos grupos prioritários: crianças de seis meses a menores de cinco anos; crianças de 5 a 9 anos; adultos de 50 a 59 anos de idade gestantes em todas as idades gestacionais; puérperas: todas as mulheres no período até 45 dias após; trabalhador de saúde; professores: das escolas públicas e privadas; povos indígenas; indivíduos com 60 anos ou mais; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas; população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional; pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais e mais segunda dose para as crianças que de seis meses a 5 anos de idade que receberam a dose este ano pela primeira vez. Chapecó já vacinou 87% do público alvo nos 26 Centros de Saúde da Família de Chapecó que atendem das 7h30 às 11h30 e das 13 às 17 horas. A meta em Chapecó era vacinar 56.000 pessoas. Importante sempre levar a caderneta de vacinação e um documento pessoal com foto. Isso porque, se necessário o cartão será atualizado.

Casos

Do início do ano até o momento foram notificados 16 caos suspeitos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em Chapecó. Destes foram confirmados 01 caso influenza A, 01 caso de influenza B, 01 caso por outro vírus sazonal, 10 casos descartados e 03 casos em investigação, aguardando resultados laboratoriais.

Dicas:

Manter os ambientes ventilados

Lavar bem as mãos

Uso do álcool em gel

Uso de copo individual (em escolas e locais de grande circulação de pessoas)

Ter hábitos de vida saudável: praticar atividades físicas, alimentação balanceada e tomar bastante líquido.

Etiqueta da tosse: ao tossir ou espirrar, usar o braço e não as mãos.

Não se medicar… Em caso de sintomas, procurar atendimento médico, na unidade de saúde mais próxima.