Quatro jogadores do Clube de Xadrez de Chapecó (CXC) participarão do Mundial de Xadrez da Juventude (Fide World Youth Chess Championship 2024) entre os dias 29 de outubro a 09 de novembro, em Florianópolis. A competição ocorre no Hotel Canasvieiras Internacional em 11 partidas com ritmo de xadrez clássico. Ao todo, a competição reúne 527 jogadores de 62 países.
Os atletas Felipe Gabriel dos Santos, Francisco Adílio Lessa e Leonardo Antônio Batista representarão o Brasil na categoria até 16 anos. Artur Mattos de Bortolo será o representante do município até 14 anos. A chapecoense Liziane Nathália Vicenzi também participa como árbitra da competição.
O técnico da equipe chapecoense é o professor Mateus Milkievicz da Rocha. A nossa expectativa é muito boa, os meninos vem se preparando bastante e estão confiantes, creio que conseguiremos representar bem o clube, a cidade e o país, afirma o técnico.
Conforme o presidente do Clube de Xadrez de Chapecó, Derlei Alex Florianovitz, a participação é uma oportunidade única aos atletas em uma competição de nível mundial.
A gente sabe que vai ser bastante desafiador por ter jogadores do mundo inteiro, jogadores muito fortes mesmo. Então tecnicamente vai ser um desafio para os nossos atletas e a gente acredita que mesmo eles não estando entre os melhores ranqueados, vão fazer uma boa participação. Agradecemos o apoio também da prefeitura municipal de Chapecó que está proporcionando isso para os nossos atletas através da Fundação Municipal de Esportes. Agora, é momento de estar focado e tentar fazer o melhor resultado possível, pontua Derlei.
Os enxadristas têm apoio do Clube de Xadrez de Chapecó e da Prefeitura Municipal para viabilizar a participação.