Os beneficiados do Programa Frentes de Trabalho, que é uma ação da Administração Municipal para capacitar pessoas que estão desempregadas e buscar sua inserção no mercado de trabalho, estiveram reunidos na tarde desta quinta-feira no auditório do Prefeitura.
Este é um programa que busca capacitar as pessoas para que elas busquem sua autonomia, sua independência financeira. É um programa que tem porta de entrada e porta de saída. Ele ajuda temporariamente que está sem renda mas exige a participação em cursos de qualificação profissional, para que as pessoas possam ter sua carteira de trabalho, sua dignidade, disse Rodrigues.
De acordo com o gerente de Renda e Cidadania da Secretaria da Família e Proteção Social, Sérgio Riboli, o programa beneficia atualmente 57 pessoas, que atuam em vários serviços da Prefeitura. Eles foram selecionados via Centros de Referência em Assistência Social, e recebem um salário mínimo mais vale alimentação.
Um dos beneficiados é o venezuelano Emmanuel de Jesus Ribeiro Gil, que tem 16 anos e recentemente ingressou no programa. Ele está no Brasil há seis anos e há quase três anos veio morar em Chapecó, onde vive com a mãe e um irmão. O pai ainda está na Venezuela.
Agradeço bastante a oportunidade de estar nesse programa pois além dos cursos vou poder ajudar em casa com o aluguel, água e luz. Também quero comprar algumas coisinhas para mim, como roupas, disse Emmanuel, que tem o sonho de ser jogador de futebol.