Nesta segunda-feira (10) foi realizada mais uma etapa do Plano de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos de Chapecó, que foi a apresentação do Diagnóstico realizado pela Unoesc, na sala de reuniões da Prefeitura, para o Grupo de Sustentação.
Esse grupo é composto por 19 membros, representando a Prefeitura, associações de catadores, cooperativas, universidades, organizações não governamentais, Consórcio Iberê, coletores e empresas de reciclagem.
O vice-prefeito, Valmor Scolari, participou da reunião, juntamente com o secretário de Agricultura e Pesca, Mauro Zandavalli, e do secretário de Serviços Urbanos e Zeladoria, Nelson Krombauer. Os representantes da Administração Municipal citaram que algumas ações precisam ser feitas para atender o fenômeno de êxodo urbano, que é a migração de moradores da cidade para morar no campo, com a divisão de propriedades rurais em chácaras.
De acordo com a gerente de Resíduos Sólidos da Prefeitura, Graciela Heckler, que também esteve na reunião, após a apresentação do diagnóstico os membros do Grupo de Sustentação tem sete dias para enviarem suas sugestões de alteração do plano. Posteriormente as recomendações serão compiladas num documento, que será apresentado nas audiências públicas.
A primeira audiência pública está prevista para março.