A fibromialgia foi tema de palestras realizadas nesta quinta-feira (27), no Centro de Eventos de Chapecó. Organizado pela Prefeitura de Chapecó, através da Secretaria de Saúde, o assunto em debate foi Um Olhar Integrado sobre Fibromialgia. As palestras foram feitas pelo médico reumatologia, João Menta Filho e a psicóloga Bruna Bertollo. A abertura do evento, contou com a presença do secretário de Saúde, João Lenz, o vereador Fernando Cordeiro, a secretária adjunta de Saúde, Ana Gava e a presidente da Associação de Fibromialgia da Região de Chapecó, Marlei Teresinha.
O público-alvo foram pacientes com fibromialgia, integrantes da Associação de Fibromialgia da região de Chapecó, profissionais de saúde, estudantes, professores, gestores e outros representantes da sociedade civil. Essa é uma pauta importante onde precisamos oferecer um atendimento cada vez mais aprimorado a esses pacientes, destacou João Lenz.
A fibromialgia é uma síndrome que se manifesta, principalmente, através de dores no corpo por pelo menos 3 meses. Para a doença existe tratamento disponível no Sistema Único de Saúde (SUS). Por isso, a Secretaria de Saúde apoia a campanha do Fevereiro Roxo, o mês é conhecido pela conscientização para a Fibromialgia.
O médico reumatologista, João Carlos Menta Filho, lembra que os pacientes que apresentarem sinais e sintomas da Fibromialgia, ou que apresentem fatores de risco para o desenvolvimento dela, podem procurar atendimento nos Centros de Saúde da Família. A psicóloga Bruna Bertollo, também lembrou do acompanhamento que esses pacientes precisam ter para evitar depressão e ansiedade, já que a fibromialgia diminui a qualidade de vida dos pacientes.
Após as palestras, a Secretaria de Saúde ofereceu práticas integrativas, entre elas: reiki, acupuntura, auriculoterapia, lian kong e orientação de fisioterapia e nutrição.