Background

Notícias

Chapecó representará o Brasil na Colômbia

Compartilhar

A 11ª Festa do Livro e da Cultura acontece de 08 a 17 de setembro.

A partir de sexta-feira (08) Chapecó será o Brasil na 11ª Festa do Livro e da Cultura, em Medellín, na Colômbia. O convite para Chapecó representar o país veio da embaixada do Brasil em Bogotá e do Governo Brasileiro. O tema desta edição que acontece de 08 a 17 de setembro será “identidades”.

O Brasil foi convidado na condição de país homenageado. Esta será a primeira vez que a Festa elege um país para homenagear em razão dos laços de amizade, solidariedade e gratidão que uniram para sempre os dois países, após a tragédia envolvendo a Chapecoense em novembro de 2016. “Acredito ser uma grande oportunidade para promover a difusão cultural e agradecer as inúmeras manifestações de solidariedade e afeto dos nossos irmãos colombianos”, destacou o Prefeito de Chapecó, Luciano Buligon.

Será um momento único para apresentar ao mundo as potencialidades de Chapecó. “Vamos expor a força da nossa expressão cultural, a pujança da economia e do ensino superior, as belezas naturais da nossa geografia e, claro, representar o amor pelo futebol que nos une e nos fortalece para prosperarmos”, complementou o Prefeito.

Festa do Livro e da Cultura

Este é o principal evento cultural da segunda maior cidade da Colômbia, Medellín, com público que chegou a atingir 420 mil pessoas na edição passada. Neste ano, em razão da visita do Papa Francisco, em 09 de setembro, estima-se um número adicional de turistas, alcançando a marca de 700 mil visitantes. O evento acontece em um dos principais pontos turísticos da cidade: Jardim Botânico - Parque Explora - Parque de los Deseos.

No pavilhão brasileiro haverá ampla área reservada para exposição e venda de livros, cozinha/restaurante com food shows do SESC/SENAI com chefs brasileiros, auditório, mostra fotográfica e/ou artes plásticas, stand da EMBRATUR e o stand de Chapecó que contará com a presença da Administração Municipal, de Instituições de Ensino e também da Chapecoense.

O stand de Chapecó terá como destaque a demonstração de gratidão aos irmãos colombianos, principalmente ao povo de Medellín, por meio de um toten que terá a exibição de depoimentos em vídeo.

O Prefeito reforça ainda que a participação de Chapecó na Festa também promoverá a Declaração Conjunta de Cidades-Irmãs (Hermanamiento) que oficializou em maio deste ano: a superação de todas as fronteiras, com o fortalecimento dos laços de amizade entre seus povos e a ampliação do intercâmbio e aproximação entre Chapecó e Medellín, no âmbito das relações culturais, esportivas, sociais, ambientais e econômicas.