Chapecó foi destaque em Santa Catarina, no ano passado, no que se refere a próteses dentárias pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A Prefeitura de Chapecó, por intermédio da Secretaria de Saúde, entregou, em 2024, mais de 4.300 próteses odontológicas, sendo 1.770 próteses totais e 2.609 próteses parciais. Foram contemplados nesse período mais de 3.200 cidadãos chapecoenses, principalmente idosos, que hoje conseguem se alimentar e sorrir melhor.
De acordo com o Secretário de Saúde de Chapecó, João Lenz Neto, as próteses odontológicas são disponibilizadas para os pacientes com o objetivo de restabelecer a função mastigatória e estética e com isso melhorar a qualidade de vida das pessoas.
Segundo ele, com o intuito de incrementar o acesso da população a esse serviço e diminuir o tempo de espera, o município vai realizar nos dias 15, 22 e 29 do mês de março, um mutirão para a realização dessas próteses odontológicas. Através dessa ação, serão disponibilizadas aproximadamente 180 próteses a mais do que nos meses de produção normal.
O fluxo de encaminhamento para esse serviço se dá sempre pelo ingresso do paciente pelos Centros de Saúde da Família do município, onde passa por avaliação do Cirurgião Dentista e é encaminhado via SISREG (Sistema Nacional de Regulação) ao serviço de referência.
Além de contar com atendimentos odontológicos em todos os 27 Centros de Saúde da Família, Chapecó possui um CEO Centro de Especialidades Odontológicas tipo III e um Pronto Atendimento Odontológico no PA/Efapi, que fica situado próximo ao Complexo do Verdão para atendimento das urgências. A rede de serviços odontológicos do município é organizada e estruturada, oferecendo um atendimento de qualidade ao cidadão.
De acordo com o prefeito de Chapecó, João Rodrigues, a Administração Municipal tem realizado mutirões na Saúde para resolver o problema de filas e demandas que estavam reprimidas.