Background

Notícias

A grande máquina do Corpo Humano ensina crianças sobre higiene

Compartilhar

Com o objetivo principal de fazer com que as crianças conheçam melhor a estrutura do corpo e suas funções básicas, identificando suas partes e conhecendo-se a si mesmas para que posteriormente passem a explorar o mundo através da linguagem corporal, o Centro de Educação Infantil Municipal Ciranda da Criança, desenvolveu na turma do maternal misto, o projeto a Grande Máquina do Corpo Humano.

Durante o projeto, as crianças do maternal aprenderam hábitos saudáveis de higiene de forma prática e divertida. Além de cantar, dançar, conversar e contar, os pequenos desenvolvem a oralidade e compreendem que é importante cuidar bem dos dentes para manter um sorriso bonito e saudável. A partir das atividades desenvolvidas, eles entendem as principais diferenças e semelhanças entre eles e as demais pessoas e principalmente respeitar todos em suas individualidades.

Após conversarem bastante sobre o corpo, higiene e os cuidados diários, a professora proporcionou em sala de aula, que todos dessem banho num boneco, usando produtos de higiene como shampoo, sabonete, água, toalha, escova e esponja.

A professora Luciana Braghin comentou que nesta fase as crianças estão desenvolvendo a oralidade e, com esta atividade, eles puderam perceber que estão se conhecendo a si e as partes do corpo, além de nomear e aprender para que serve cada parte do corpo. Com o projeto ‘A grande máquina do corpo humano’ foi trabalhado as funções básicas do corpo, higiene e cuidadosusando diversas técnicas como música, pintura, quebra-cabeças e recortes. “Senti que eles já conhecem e nomeiam e sabem para que serve cada parte do corpo e também a importância de fazer a escovação dos dentes”, comentou.