Aconteceu ao longo desta semana, no auditório da EBM Cívica de Inovação e Tecnologia Eli Maria Bellani, uma capacitação para professores de 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental, que ministram o componente de Pensamento Computacional. A iniciativa é da Prefeitura de Chapecó, por meio da Secretaria de Educação em parceria com a equipe da Start by Alura.
O objetivo do encontro foi proporcionar uma imersão na plataforma que estudantes e professores utilizam durante as aulas. Os professores puderam interagir com as funções do sistema, realizar comandos junto com os instrutores e tirar dúvidas.
Para a professora, Ediane Martinelli, que trabalha com as turmas de 3º ano da EBM Jacob Gisi e 5º da EPC Cyro Sosnosky disse que o momento é muito válido e proporciona segurança para desenvolver o trabalho. A formação está sendo muito importante porque é um componente novo para nós e para os estudantes também. Está sendo bem interessante explorar a plataforma e poder tirar as dúvidas que surgem com os formadores, disse.
A professora Carline Cella, do 5º ano, da EBM Vila Real, comentou que já começou a explorar a plataforma com a sua turma e a experiência foi maravilhosa. Nós fizemos o login na plataforma e fizemos duas aulas da trilha. Eles ficaram bem curiosos com os conteúdos e ansiosos para as próximas aulas. Foi muito legal, afirmou.
A Secretária de Educação, Astrit Tozzo, reforçou a importância de instrumentalizar os professores para o desenvolvimento das atividades na escola. Nossos profissionais recebem diversas formações ao longo do ano para que se sintam mais confiantes e preparados ao desenvolver as práticas em sala de aula. Esse é um compromisso da Secretaria de Educação e da Administração Municipal, o investimento em equipamentos de qualidade e a capacitação dos nossos professores, disse.
Desde 2024, Pensamento Computacional foi incluído como componente curricular de 6º ao 9º ano na Rede Municipal de Ensino de Chapecó, na ocasião professores e estudantes receberam um chromebook para usos individuais. Neste ano, foi ampliado para as turmas do 3º ao 5º ano e novamente, foram entregues Chromebooks para cada estudante e professora. O investimento total foi de 12 milhões de reais em equipamentos para dar suporte ao trabalho dos professores e às atividades estudantis.