“Jornada Meu Primeiro Emprego” lança o primeiro episódio

Nesta quinta-feira (02), ocorreu a estreia da “Jornada Meu Primeiro Emprego”, promovida pela Secretaria de Educação de Chapecó, por meio de seu canal no Youtube, Educa Chapecó Play. O tema do primeiro episódio foi “como ingressar no mundo do trabalho”, que contou com a participação de Gabriel Vinicius Reisdorfer, Gerente Regional, e Briana Picolotto, Psicóloga, ambos do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), que atua há 40 anos em Santa Catarina.

Gabriel explicou como funciona a entidade. “O CIEE faz um elo entre estudante, empresa e escola. Ele atua como qualificador de aprendizado, proporcionando formação teórica, por meio de cursos e programas de iniciação ao trabalho (PIT). Nestes encontros são abordados temas como: planejamento de carreira, empreendedorismo e inteligência emocional, que contribuem para preparar o jovem para ingressar no mercado de trabalho”.

Briana comentou que o CIEE dispõe de uma plataforma e de um aplicativo que os estudantes podem acessar para cadastrar-se e participar das atividades oferecidas. “Ao preencher as informações no site, o candidato terá acesso às vagas disponíveis constando endereço da empresa, qualificações necessárias, idade mínima, remuneração, entre outros detalhes. Também poderá preencher um formulário com os próprios dados, inserindo habilidades que tenha (pontualidade, saber trabalhar em equipe, conhecimento de pacote office, entre outros) de forma honesta, ou seja, evite colocar aquilo que não saberá por em prática. Estes dados serão utilizados para gerar automaticamente um currículo, que será encaminhado à empresa pleiteada pelo estudante”, afirmou.

Daniela Moratelli, Secretária de Educação, comentou sobre a importância do projeto. “Ao longo do mês de maio, de acordo com a Lei Municipal 7.747/2022, que trata da orientação profissional ao primeiro emprego, estamos proporcionando aos nossos estudantes conhecimento sobre habilidades necessárias e oportunidades que o mercado de trabalho oferece em diversas áreas. O diálogo com os profissionais do CIEE foi muito produtivo, pois eles trouxeram dicas valiosas de como conquistar o primeiro emprego, alguns requisitos básicos e como se cadastrar para concorrer a uma vaga”, disse.

Se você perdeu o episódio, clique no link a seguir e acesse: Aproveite para inscrever-se no canal e não perder os próximos episódios da nossa Jornada!