Criada em 18 de novembro de 1940 pelo Decreto n° 21, a Biblioteca Pública Municipal passou a se chamar “Neiva Maria Andreatta Costella” pela Lei Nº 2517/1984.
Com mais de 80 anos de fundação, a Biblioteca oferece à comunidade os serviços de: pesquisa, empréstimo de obras, espaço para leitura, consulta aos jornais diários, espaço infantil com jogos e livros, acesso a computadores com internet, rede wi-fi e programação cultural.
Quem foi Neiva Maria Andreatta Costella?
Neiva Maria Andreatta Costella nasceu em 15 de junho de 1950 na cidade de Catuípe, no Rio Grande do Sul. Concluiu o segundo grau no Colégio Bom Pastor em Chapecó.
Especializou-se em Arte Culinária e Pintura em Porcelana. Aperfeiçoou-se em Administração Pública de Biblioteca, no Rio de Janeiro, junto ao IBAM – Instituto Brasileiro de Administração Municipal. Lecionou Arte Culinária e Pintura em Porcelana em Chapecó, Nonoai e Xanxerê. Realizou movimentos de arte, exposições individuais e apresentações de grupos teatrais. Neiva era esposa de Oracílio Costella e mãe de Gustavo Henrique Costella e Samille Rosa Costella.
Desenvolveu um trabalho como diretora da Biblioteca Pública Municipal de Chapecó no período entre 1978 e 1983, falecendo em 25 de dezembro de 1983.
A Biblioteca tem seu nome desde 24 de abril de 1984, através da lei nº 2517, em homenagem aos serviços prestados na área educacional e cultural como incentivadora da arte chapecoense.
Consulta ao Acervo:
Ao acessar o catálogo online de obras da Biblioteca Municipal Neiva Maria Andreatta Costella você pode consultar as obras disponíveis, renovar seu empréstimo e reservar obras.
Endereço: Rua Benjamin Constant, 110 E, Bairro Centro, CEP: 89802-200
Horário de atendimento: segunda a sexta-feira das 07h às 19h
E-mail: bibliotecapm@chapeco.sc.gov.br
Telefone:(49) 2049-9003 ou (49)2049-9002
Whatsapp: (49) 2049-9002
Responsável por emprestar livros aos sócios. São disponibilizados livros de literatura, técnicos, infantis, juvenis, didático, autoajuda, literaturas exigidas em vestibulares, acervo em braille, audiolivros e outros.
Nesse setor é realizado o recebimento das obras adquiridas por doação ou compra. Posteriormente é realizada a conferência, catalogação e classificação de todos os materiais bibliográficos de acordo com a Classificação Decimal de Dewey (CDD) e o Código de Catalogação Anglo Americano (AACR2) e após a impressão de etiquetas para identificação das obras nas estantes.
Desenvolve o trabalho permanente de conservação, preservação e recuperação das obras que compõem o acervo.