A ESCOLA
A Escola de Artes de Chapecó tem o objetivo de proporcionar a interação e construção do conhecimento através do ensino das artes visuais, cênicas e musicais, com base no exercício da cidadania e na vivência dos valores artístico-culturais, promovendo um espaço intelectual, educativo e cultural.
VISÃO e MISSÃO
Nossa Visão
Ser uma Escola de referência no ensino artístico-cultural em âmbito nacional; com excelência no ensino, pesquisa, produção e divulgação das artes.
Nossa Missão
Construir o conhecimento, o gosto e o respeito pelas artes, valorizando o processo e a produção artístico-cultural; e a interação entre as áreas com base na formação de cidadãos críticos, criativos e sensíveis.
Aspectos Históricos da Escola
A Escola de Artes de Chapecó foi idealizada em 1976 pelo Conselho Municipal de Cultura a partir da iniciativa do então Secretário Municipal da Educação, Sr. Hilton Rôvere.
Em 1979, foi criada pela Lei Municipal n° 052, de 01 de junho de 1979 a Escola de Artes de Chapecó, pelo Prefeito Sr. Milton Sander, com a missão de trazer arte e cultura à comunidade, sem fins lucrativos.
Após sua criação, a Escola passou a exercer suas atividades normais no dia 19 de maio de 1980, vinculada à Secretaria Municipal da Educação, Cultura e Promoção Social.
Em 2010, a Escola passou a ser vinculada ao Sistema Municipal de Cultura de Chapecó, instituído pela Lei 5.892, de 11 de novembro de 2010, fazendo parte da Fundação Cultural. Tendo como mantenedora a Prefeitura Municipal, responsável pelo prédio de funcionamento e funcionários e, pela Associação de Pais e Professores que arrecadava fundos para manutenção da Escola através de mensalidade.
A Associação de Pais e Professores da Escola de Artes de Chapecó, vem colaborando com o Município no desenvolvimento das atividades da Escola de Artes de Chapecó, tendo papel significativo na promoção da arte e da cultura no Município e isso se confirma com o advento da Lei nº 6575, de 08 de maio de 2014, que declarou como de utilidade pública a Associação de Pais e Professores (APP) da Escola de Artes de Chapecó.
Em 2020, foi publicada a Lei nº 7.445, de 08 de dezembro, revogada pela Lei nº 7.587, de 15 de dezembro de 2021, que dispõe sobre a organização das atividades da Escola de Artes de Chapecó e estabelece diretrizes da participação da Associação de Pais e Professores da Escola de Artes e dá outras providências.
A Escola de Artes de Chapecó oferece cursos nas áreas de artes cênicas, artes visuais e música, sendo: Ballet clássico (a partir dos 03 anos) Jazz dance; Teorias da dança (Ballet de Repertório, Cinesiologia, Didática do Ensino da Dança, História da Arte, História da Dança e Musicalização), Desenho, Expressão Visual I e II, História da Arte, Laboratório de Artes Visuais, Iniciação 1, 2, 3 e 4, Pintura, História da Música, Musicalização Infantil, Piano, Teclado, Técnica vocal, Teoria e Percepção Musical e Violão Clássico
CURSOS OFERECIDOS:
ARTES VISUAIS
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DESENHO
Perfil do curso: O curso possibilita ao aluno conhecer e utilizar os códigos da linguagem do desenho como ferramenta de comunicação e expressão, bem como, reconhecer e ler a produção gráfica da humanidade; como base de conhecimento e crescimento enquanto cidadão consciente, para uma educação transformada; desenvolvendo a capacidade de pesquisa e criação artística.
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PINTURA
Perfil do curso: O curso possibilita ao aluno conhecer e utilizar os códigos da linguagem da pintura como ferramenta de comunicação e expressão, bem como, reconhecer e ler a produção gráfica da humanidade; criar um pensar crítico por meio da observação possibilitando a partir das técnicas desenvolvidas, um fazer artístico espontâneo com base no conhecimento e crescimento enquanto cidadão consciente, para uma educação transformadora; desenvolvendo a capacidade de pesquisa e criação artística.
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LABORATÓRIO DE ARTES VISUAIS INICIAÇÃO, 1, 2, 3 e 4
Perfil do curso: O curso propõe desenvolver a capacidade criadora da criança e do adolescente, o interesse pelas Artes, incentivando-os a experimentar e pesquisar formas de expressar suas ideias e sentimentos por meio dos exercícios artísticos. As atividades (desenho, modelagem, pinturas, construções, dobraduras, fotografia, serigrafia...) desenvolvidas partindo da linguagem visual, sonora e corporal, busca sensibilizar o aluno a percepção do mundo que o cerca, valorizando a utilização de materiais alternativos, como a sucata e a produção de materiais (tintas, papel machê e reciclado, massinhas...).
Nos laboratórios Iniciação, 1 e 2 uma hora de curso será utilizada para Musicalização com o objetivo de promover e desenvolver na criança a alegria e o gosto em ouvir, experimentar e fazer música.
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EXPRESSÃO VISUAL
Perfil do Curso: Conhecer e desenvolver a expressão visual dos adolescentes, por meio da experimentação de materiais e formas expressivas; Desenvolver a capacidade criadora integrando linguagens; Incentivar a experimentação de materiais e formas expressivas; Sensibilizar para a percepção e compreensão de mundo; Incentivar a pesquisa de imagens e sua consequente leitura; Integrar a produção, leitura e contextualização, como momentos do processo de aprendizagem em arte; Inserir no indivíduo reflexões acerca de sua produção e relação com artistas na história da arte; Desencadear o processo criativo dos alunos, instigando questionamentos; Proporcionar o contato com a obra de artistas referenciais dentro da arte moderna e contemporânea.
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HISTÓRIA DA ARTE
Perfil do Curso: Conhecer e utilizar os códigos da linguagem e das diferentes estéticas da História das Artes como meio não só de concretizar o que se quer expressar e ou comunicar, mas também como forma de ler e reconhecer a produção artística (visual) da humanidade.
ARTES CÊNICAS
Seu objetivo é proporcionar a formação física e psíquica a partir do desenvolvimento das potencialidades criativas e expressivas dos alunos, visando alcançar o domínio da técnica e da interpretação, despertando o gosto e o respeito pela dança, buscando a construção da disciplina, organização e responsabilidade, contribuindo para que o aluno possa produzir, expressar e explorar o sentir, além de formá-lo como um profissional consciente de seu papel de artista na sociedade.
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BALLET BABY CLASS – 03 a 04 ANOS
Perfil do curso: Pretende estimular o gosto pela dança, a socialização, organização em grupo, por meio de músicas clássicas e infantis onde o foco principal é o desenvolvimento da imagem corporal, espaço-temporal e a expressividade.
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PRÉ-BALLET 05 A 06 ANOS
Perfil do curso: Ampliar as possibilidades expressivas do próprio movimento utilizando gestos diversos e o ritmo corporal, introduzindo ao mundo infantil características próprias da dança clássica, possibilitando o conhecimento gradativo dos limites e potencialidades de seu corpo.
A partir dos 06 anos de idade, inicia-se uma nova rotina de exercícios, buscando o amadurecimento motor e a consciência corporal. O repertório da música clássica aparece com mais frequência nas aulas e a criança vai habituando-se a alguns termos do Ballet Clássico (seja por associação, seja por repetição).
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BALLET CLÁSSICO
Perfil do curso: Procura desenvolver a formação física e psíquica dos alunos a partir do desenvolvimento das potencialidades criativas tentando atingir o domínio da técnica, por meio dos seguintes meios: Aulas práticas; Aulas teóricas; Apresentações; Estágio supervisionado; Trabalho de pesquisa em dança; Provas bimestrais; Exame prático - com banca de professores.
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JAZZ DANCE
Perfil do curso: O curso tem como objetivo principal proporcionar ao aluno o conhecimento, o desenvolvimento e formação para ser um bailarino crítico e comunicativo dentro da técnica mista do jazz dance. As aulas são divididas em dança e alongamentos e flexibilidade com preparação corporal.
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DANÇA LIVRE/DANÇAS URBANAS
O curso de DANÇAS URBANAS tem como objetivo principal proporcionar ao aluno conhecimento, desenvolvimento e, formação de uma linguagem corporal e cultural, construindo experiências de ritmos.
As danças urbanas têm uma expressão própria, despertando o interesse para apropriação de limites e potencialidades; Desenvolver o corpo, com suas facilidades e limitações, utilizando a linguagem lúdica e prazerosa para facilitação e estímulo do aprendizado da dança; Trabalhar expressividade, espontaneidade, improvisação, energia e elementos através dos movimentos isolados, dando ênfase às diferentes dinâmicas, alternando principalmente movimentos fortes, sincronizados, harmoniosos, rápidos, simétricos e assimétricos, explosão, memorização, agilidade dos passos. É uma técnica versátil e dinâmica que busca não somente desenvolver o lado estético da dança, mas também melhorar as valências físicas e motoras do aluno. Cabe a cada professor buscar desenvolver seu estilo, dentro das diferentes linhas que esta dança oferece.
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TEORIAS DA DANÇA
Perfil do curso: É composto por seis disciplinas sendo: Ballet de Repertório, Cinesiologia, História da Dança, História da Arte, Didática da dança e Musicalização. É destinado para os alunos de Ballet Clássico matriculados na escola com a idade igual ou superior aos 13 anos.
Objetivos do curso: Ampliar o conhecimento teórico na dança e áreas afins. Proporcionar uma visão diferenciada da arte, desenvolvendo um olhar mais crítico e investigador.
Duração: Cada disciplina tem a duração de um semestre. Com aulas de 90 minutos, uma vez por semana.
Ballet de Repertório: Estuda-se os grandes Ballet de Repertório; a situação e o contexto histórico na época em que cada um foi criado, seu autor e compositor. Repertórios estudados: Giselle; O Quebra Nozes; Coppélia; Don Quixote; A Bela Adormecida, La Sylphyde; La Fille Mal Gardée; O Lago dos Cisnes e La Bayadere.
Cinesiologia: A cinesiologia é a ciência que estuda o corpo humano e a sua maneira de movimentar-se. O corpo humano movimenta-se constantemente e consequentemente está sujeito a mudanças frequentes de posição. A relação das diversas partes do corpo entre si também muda e, portanto, para ser capaz de descrever a organização do corpo humano há a cinesiologia.
Didática da Dança: Introdução à Concepção, Conteúdo e Função da Técnica do Ballet; Definição de Ballet; Histórico da Técnica no Ballet Clássico; Colocação e Postura; Técnica, Metodologia, Escola e Estilo; Iniciação ao Aprendizado; Quanto a Programação do Curso; Início do Aprendizado; Desenvolvimento de aula; Trabalho de Barra; Desenvolvimento e Função de cada um dos exercícios que compõe o trabalho; Sequência e disposição dos exercícios no Centro; Elaboração de planos pedagógicos.
História da Arte: Estudar arte como um documento para pensar história e ter como enfoque a localização temporal dos diversos estilos, tendências estéticas para uma compreensão mais apurada do papel social dos artistas.
História da Dança: Estuda-se a Dança em antigas civilizações; A dança na Idade Média; A renascença, O Nascimento do Ballet; Noverre; O Período Romântico; O Desenvolvimento do Ballet na Rússia; A era Diaglilev; Companhias Contemporâneas dos Ballet Russos; Os Primeiros Teóricos do Movimento; O início da Dança Moderna e O Expressionismo na Dança.
Musicalização: Estudar a música com enfoque na localização temporal dos diversos estilos e tendências estéticas para uma compreensão mais apurada do papel da música relacionada com o movimento, bem como os aspectos básicos da escrita musical.
MÚSICA
Perfil dos cursos: Cursos de música envolvem tanto a prática de tocar instrumentos quanto o estudo de disciplina teórica. Todas essas disciplinas são planejadas de forma interdisciplinar, buscando integrar teoria e prática, além de equilibrar o desenvolvimento cognitivo e emocional dos alunos. Essa abordagem visa uma formação mais completa e significativa no aprendizado musical.
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MUSICALIZAÇÃO INFANTIL
Perfil do Curso: Oportunizar, promover e desenvolver na criança a alegria e o gosto em ouvir, experimentar e fazer música.
A musicalização proporcionan à criança a construção de um conhecimento musical, por meio de atividades que proporcionem uma manipulação direta dos sons e principalmente da organização musical e dos seus diversos elementos: a melodia, o ritmo, o timbre, a intensidade, a forma musical, de modo que nessa organização de sons esteja presente um discurso musical, ou a intenção de comunicar-se musicalmente por meio de sons.
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PIANO
Perfil do Curso: Proporcionar o desenvolvimento teórico prático do ensino musical técnico–interpretativo erudito do instrumento, contribuindo para a formação artística, cultural, histórica e social do indivíduo.
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TECLADO
Perfil do Curso Proporcionar o desenvolvimento teórico prático do ensino musical técnico–interpretativo erudito e popular do instrumento, contribuindo para a formação artística, cultural, histórica e social do indivíduo.
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TÉCNICA VOCAL
Perfil do Curso: Habilitar indivíduo no padrão de percepção auditiva e fonatória para formação de cantores profissionais e/ou amadores, que falem e cantem com consciência utilizando a melhor respiração, afinação, impostação e articulação.
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VIOLÃO CLÁSSICO
Perfil do Curso: O curso tem o intuito de proporcionar o desenvolvimento teórico prático do ensino musical técnico-interpretativo erudito e popular do instrumento, contribuindo para a formação artística, cultural, histórica e social do indivíduo. No curso é utilizado o Método Suzuki – também conhecido como “Método da Educação do Talento”, ou “Método da Língua Mãe”, é uma técnica pedagógica desenvolvida pelo Dr. Shinichi Suzuki após a II Guerra Mundial. O Dr. Suzuki fundou os alicerces de seu método espelhando o aprendizado da língua materna de bebês e crianças em seus primeiros anos de vida.
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VIOLÃO POPULAR:
Perfil do Curso: O curso de Violão Popular busca oferecer subsídios para que o aluno desenvolva a sua musicalidade de forma autônoma e crítica com base na exploração de técnicas e repertórios diversificados. Partindo dos pressupostos de que música se aprende fazendo música e de que todos podem fazer música, as aulas são desenvolvidas de modo a valorizar as competências dos estudantes, num processo de desenvolvimento de repertório em que cada participante é estimulado a contribuir com o fazer musical coletivo a partir das suas possibilidades interpretativas.
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ORQUESTRA DE VIOLÕES
A Orquestra de Violões da Escola de Artes de Chapecó iniciou as atividades em 2017 e vem desenvolvendo um trabalho focado na excelência artística, a partir da interpretação de arranjos instrumentais originais para grupo de violões. As atividades do grupo são conduzidas pelos professores de violão popular da Escola de Artes de Chapecó e conta com a participação de alunos e ex-alunos do curso. Nesses sete anos de atuação, o grupo tem se apresentado em eventos variados pelos três estados da região sul do país, destacando-se a participação no primeiro e no segundo Festival de Violão de Chapecó; no 6º Festival de Violões de Passo Fundo; e no 7º e 11º Encontro Brasileiro de Orquestras. Atualmente conta com a participação de 15 membros e é conduzida pelos professores Alexandre Menegatti, Dionathan Falchetti, Ricardo Mantelli e Douglas Rufatto, que também ocupa a posição de regente do grupo.
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HISTÓRIA DA MÚSICA
Perfil do Curso: Proporcionar o conhecimento dos diversos períodos da História da Música, suas estéticas, seus elementos, características, compositores e suas composições.
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TEORIA E PERCEPÇÃO MUSICAL
Perfil do Curso: Desenvolver a percepção e domínio dos códigos que envolvem a linguagem musical (leituras, percepção e ritmo), incentivando também a composição de estruturas musicais.
EVENTOS REALIZADOS PELA ESCOLA
- EXPOSIÇÃO DE DESENHO E PINTURA (OUTUBRO);
- EXPOSIÇÃO DE EXPRESSÃO VISUAL E DOS LABORATÓRIOS DE ARTES VISUAIS (NOVEMBRO);
CONTATOS:
Endereço: Rua Nereu Ramos, 729E – Centro, Chapecó/SC. CEP 89801-021
Horário de atendimento: de segunda a quinta-feira das 8h às 12h e das 13h às 21h30
sexta-feira das 8h às 12h e das 13h às 18h00
Telefone: (49) 3322-3690 (49) 3328-6068
E-mail: atend.escoladeartes@chapeco.sc.gov.br
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