Escola de Artes de Chapecó



A ESCOLA


A Escola de Artes de Chapecó tem o objetivo de proporcionar a interação e construção do conhecimento através do ensino das artes visuais, cênicas e musicais, com base no exercício da cidadania e na vivência dos valores artístico-culturais, promovendo um espaço intelectual, educativo e cultural.


VISÃO e MISSÃO

Nossa Visão

Ser uma Escola de referência no ensino artístico-cultural em âmbito nacional; com excelência no ensino, pesquisa, produção e divulgação das artes.

Nossa Missão

Construir o conhecimento, o gosto e o respeito pelas artes, valorizando o processo e a produção artístico-cultural; e a interação entre as áreas com base na formação de cidadãos críticos, criativos e sensíveis.

Aspectos Históricos da Escola

A Escola de Artes de Chapecó foi idealizada em 1976 pelo Conselho Municipal de Cultura a partir da iniciativa do então Secretário Municipal da Educação, Sr. Hilton Rôvere.

Em 1979, foi criada pela Lei Municipal n° 052, de 01 de junho de 1979 a Escola de Artes de Chapecó, pelo Prefeito Sr. Milton Sander, com a missão de trazer arte e cultura à comunidade, sem fins lucrativos.

Após sua criação, a Escola passou a exercer suas atividades normais no dia 19 de maio de 1980, vinculada à Secretaria Municipal da Educação, Cultura e Promoção Social.

Em 2010, a Escola passou a ser vinculada ao Sistema Municipal de Cultura de Chapecó, instituído pela Lei 5.892, de 11 de novembro de 2010, fazendo parte da Fundação Cultural. Tendo como mantenedora a Prefeitura Municipal, responsável pelo prédio de funcionamento e funcionários e, pela Associação de Pais e Professores que arrecadava fundos para manutenção da Escola através de mensalidade.

No ano de 2012, foi regulamentada a Lei Complementar n° 498 de 17 de dezembro, onde cria-se a Secretaria de Cultura, deixando de existir a Fundação Cultural de Chapecó. A Escola continuou tendo como mantenedora a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Cultura e com cooperação da Associação de Pais e Professores da Escola de Artes.

A Associação de Pais e Professores da Escola de Artes de Chapecó, vem colaborando com o Município no desenvolvimento das atividades da Escola de Artes de Chapecó, tendo papel significativo na promoção da arte e da cultura no Município e isso se confirma com o advento da Lei nº 6575, de 08 de maio de 2014, que declarou como de utilidade pública a Associação de Pais e Professores (APP) da Escola de Artes de Chapecó.

Em 2020, foi publicada a Lei nº 7.445, de 08 de dezembro, revogada pela Lei nº 7.587, de 15 de dezembro de 2021, que dispõe sobre a organização das atividades da Escola de Artes de Chapecó e estabelece diretrizes da participação da Associação de Pais e Professores da Escola de Artes e dá outras providências.

A parceria entre o Município e a APP, se sustenta da seguinte forma: o Município de Chapecó é responsável pela manutenção dos servidores e funcionários da Escola de Artes, bem como de despesas relacionadas com a estrutura física da instituição, devendo a Associação de Pais e Professores contribuir com a manutenção e despesas em geral.

A Escola de Artes de Chapecó oferece cerca de 30 cursos à comunidade chapecoense, nas áreas de artes cênicas, artes visuais e música, quais sejam, respectivamente: Ballet clássico; Ballet adulto; Ballet baby class; Dança contemporânea; Danças urbanas; Jazz dance; Teorias da dança; Teatro; Desenho; Expressão visual I e II; História da arte; Laboratório de artes visuais, iniciação 1, 2, 3 e 4; Pintura; Acordeão; Coral adulto; Coral infanto-juvenil; Flauta doce; Flauta transversa; História da música; Musicalização infantil; Piano; Saxofone; Teclado; Técnica vocal; Teoria e percepção musical; Violão clássico; Violino; Violoncelo.

Além dos cursos regulares, a Escola fica autorizada a disponibilizar cursos extraordinários.

CLIQUE AQUI PARA LER O PLANO DE CONTINGÊNCIA PARA COVID-19 DA EAC


CURSOS OFERECIDOS:


ARTES VISUAIS

Perfil do curso: Conhecer e utilizar os códigos das linguagens das artes visuais como ferramenta de comunicação e expressão, bem como, reconhecer e ler a produção gráfica da humanidade; como base de conhecimento e crescimento enquanto cidadão consciente, para uma educação transformada; desenvolvendo a capacidade de pesquisa e criação artística.


DESENHO

Perfil do curso: O curso possibilita ao aluno conhecer e utilizar os códigos da linguagem do desenho como ferramenta de comunicação e expressão, bem como, reconhecer e ler a produção gráfica da humanidade; como base de conhecimento e crescimento enquanto cidadão consciente, para uma educação transformada; desenvolvendo a capacidade de pesquisa e criação artística.

  • Duração do curso: 03 anos. Juntamente com a prática, o aluno deverá cursar 01 ano de História da Arte;
  • Idade mínima: 13 anos;
  • Aula uma vez por semana (manhã, tarde ou noite).


PINTURA

Perfil do curso: O curso possibilita ao aluno conhecer e utilizar os códigos da linguagem da pintura como ferramenta de comunicação e expressão, bem como, reconhecer e ler a produção gráfica da humanidade; criar um pensar crítico por meio da observação possibilitando a partir das técnicas desenvolvidas, um fazer artístico espontâneo com base no conhecimento e crescimento enquanto cidadão consciente, para uma educação transformadora; desenvolvendo a capacidade de pesquisa e criação artística.

  • Duração do curso: 03 anos. Juntamente com a prática, o aluno deverá cursar 01 ano de História da Arte;
  • Idade mínima: 13 anos;
  • Aula uma vez por semana (manhã, tarde ou noite).


LABORATÓRIO DE ARTES VISUAIS INICIAÇÃO, 1, 2, 3 e 4

Perfil do curso: O curso propõe desenvolver a capacidade criadora da criança e do adolescente, o interesse pelas Artes, incentivando-os a experimentar e pesquisar formas de expressar suas ideias e sentimentos por meio dos exercícios artísticos. As atividades (desenho, modelagem, pinturas, construções, dobraduras, fotografia, serigrafia...) desenvolvidas partindo da linguagem visual, sonora e corporal, busca sensibilizar o aluno a percepção do mundo que o cerca, valorizando a utilização de materiais alternativos, como a sucata e a produção de materiais (tintas, papel machê e reciclado, massinhas...).

  • Idade Laboratório Iniciação: 05 e 06 anos;
  • Idade Laboratório 1: 07 anos;
  • Idade Laboratório 2: 08 anos;
  • Idade Laboratório 3: 09 anos;
  • Idade Laboratório 4: 10 anos;

- Nos laboratórios Iniciação, 1 e 2 uma hora de curso será utilizada para Musicalização com o objetivo de promover e desenvolver na criança a alegria e o gosto em ouvir, experimentar e fazer música.

  • Duração do curso: 01 ano.
  • Aulas uma vez por semana (manhã ou tarde).


EXPRESSÃO VISUAL

Perfil do Curso: Conhecer e desenvolver a expressão visual dos adolescentes, por meio da experimentação de materiais e formas expressivas; Desenvolver a capacidade criadora integrando linguagens; Incentivar a experimentação de materiais e formas expressivas; Sensibilizar para a percepção e compreensão de mundo; Incentivar a pesquisa de imagens e sua consequente leitura; Integrar a produção, leitura e contextualização, como momentos do processo de aprendizagem em arte; Inserir no indivíduo reflexões acerca de sua produção e relação com artistas na história da arte; Desencadear o processo criativo dos alunos, instigando questionamentos; Proporcionar o contato com a obra de artistas referenciais dentro da arte moderna e contemporânea.

  • Expressão visual I: 11 anos.
  • Expressão visual II: 12 anos.
  • Duração do curso: 01 ano.
  • Aulas uma vez por semana (manhã ou tarde).


HISTÓRIA DA ARTE

Perfil do Curso: Conhecer e utilizar os códigos da linguagem e das diferentes estéticas da História das Artes como meio não só de concretizar o que se quer expressar e ou comunicar, mas também como forma de ler e reconhecer a produção artística (visual) da humanidade.

  • Idade mínima: 14 anos;
  • Duração do curso: 01 ano;
  • Aulas uma vez por semana.



ARTES CÊNICAS


Seu objetivo é proporcionar a formação física e psíquica a partir do desenvolvimento das potencialidades criativas e expressivas dos alunos, visando alcançar o domínio da técnica e da interpretação, despertando o gosto e o respeito pela dança, buscando a construção da disciplina, organização e responsabilidade, contribuindo para que o aluno possa produzir, expressar e explorar o sentir, além de formá-lo como um profissional consciente de seu papel de artista na sociedade.


BALLET BABY CLASS – 03 à 04 ANOS

Perfil do curso: Pretende estimular o gosto pela dança, a socialização, organização em grupo, por meio de músicas clássicas e infantis onde o foco principal é o desenvolvimento da imagem corporal, espaço-temporal e a expressividade.

  • Idade mínima: 03 e 04 anos;
  • Duração do curso: 1 ano;
  • Aulas uma vez por semana, com duração de 45 minutos.

PRÉ-BALLET 05 À 06 ANOS

Perfil do curso: Ampliar as possibilidades expressivas do próprio movimento utilizando gestos diversos e o ritmo corporal, introduzindo ao mundo infantil características próprias da dança clássica, possibilitando o conhecimento gradativo dos limites e potencialidades de seu corpo.

A partir dos 06 anos de idade, inicia-se uma nova rotina de exercícios, buscando o amadurecimento motor e a consciência corporal. O repertório da música clássica aparece com mais frequência nas aulas e a criança vai habituando-se a alguns termos do Ballet Clássico (seja por associação, seja por repetição).

  • Idade: 05 e 06 anos;
  • Duração do curso: 01 ano;
  • Pré-Ballet 05 anos: aulas uma vez por semana, 45 minutos;
  • Pré-Ballet 06 anos: aulas duas vezes por semana, 45 minutos.


BALLET CLÁSSICO

Perfil do curso: Procura desenvolver a formação física e psíquica dos alunos a partir do desenvolvimento das potencialidades criativas tentando atingir o domínio da técnica, por meio dos seguintes meios: Aulas práticas; Aulas teóricas; Apresentações; Estágio supervisionado; Trabalho de pesquisa em dança; Provas bimestrais; Exame prático - com banca de professores.

  • Idade mínima: 07 anos;
  • Duração do curso: 10 anos de prática + 03 anos de disciplinas de teorias da dança;
  • A duração das aulas varia conforme o nível do curso;
  • A partir dos 13 anos de idade o aluno deverá cursar as disciplinas teóricas (Ballet de Repertório; Cinesiologia; Didática da dança; História da Arte na Dança; História da Dança e Musicalização).


BALLET CLÁSSICO ADULTO

Perfil do curso: Não tem como objetivo a formação de bailarinos profissionais, o conteúdo utilizado nas aulas é baseado no programa já existente na escola, contudo não segue exatamente a sequência de passos para cada ano especificamente.

  • Idade Mínima: 14 anos.


DANÇA CONTEMPORÂNEA

Perfil do curso: Permite o conhecimento do próprio corpo, não há estereótipos, e à medida que se exercita, o aluno passa a descobrir novas habilidades e/ou possibilidades, podendo criar, improvisar, dialogar por meio do movimento, baseando-se em temas relacionados a questões políticas, sociais, culturais, autobiográficas, comportamentais e cotidianas. O aluno desenvolve atividades, como, rolamentos, deslizamentos, as imprevisíveis mudanças de ritmo, velocidade e direção, a contração e relaxamento, além das quedas e recuperação.

  • Idade mínima: 12 anos.
  • Duração do curso: 1 ano.
  • Aula uma vez por semana.


JAZZ DANCE

Perfil do curso: O curso tem como objetivo principal proporcionar ao aluno o conhecimento, o desenvolvimento e formação para ser um bailarino crítico e comunicativo dentro da técnica mista do jazz dance. As aulas são divididas em dança e alongamentos e flexibilidade com preparação corporal.

  • Idade mínima: de 08 a 14 anos;
  • Duração do curso: 09 anos;
  • A duração das aulas varia conforme o nível do curso;
  • A partir do 4° ano do curso, os alunos devem fazer as disciplinas teóricas (Cinesiologia, História da dança e Musicalização).


TEORIAS DA DANÇA

Perfil do curso: É composto por seis disciplinas sendo: Ballet de Repertório, Cinesiologia, História da Dança, História da Arte, Didática da dança e Musicalização. É destinado para os alunos de Ballet Clássico matriculados na escola com a idade igual ou superior aos 13 anos.

Objetivos do curso: Ampliar o conhecimento teórico na dança e áreas afins. Proporcionar uma visão diferenciada da arte, desenvolvendo um olhar mais crítico e investigador.

Duração: Cada disciplina tem a duração de um semestre. Com aulas de 90 minutos, uma vez por semana.

Ballet de Repertório: Estuda-se os grandes Ballet de Repertório; a situação e o contexto histórico na época em que cada um foi criado, seu autor e compositor. Repertórios estudados: Giselle; O Quebra Nozes; Coppélia; Don Quixote; A Bela Adormecida, La Sylphyde; La Fille Mal Gardée; O Lago dos Cisnes e La Bayadere.

Cinesiologia: A cinesiologia é a ciência que estuda o corpo humano e a sua maneira de movimentar-se. O corpo humano movimenta-se constantemente e consequentemente está sujeito a mudanças frequentes de posição. A relação das diversas partes do corpo entre si também muda e, portanto, para ser capaz de descrever a organização do corpo humano há a cinesiologia.

Didática da Dança: Introdução à Concepção, Conteúdo e Função da Técnica do Ballet; Definição de Ballet; Histórico da Técnica no Ballet Clássico; Colocação e Postura; Técnica, Metodologia, Escola e Estilo; Iniciação ao Aprendizado; Quanto a Programação do Curso; Início do Aprendizado; Desenvolvimento de aula; Trabalho de Barra; Desenvolvimento e Função de cada um dos exercícios que compõe o trabalho; Sequência e disposição dos exercícios no Centro; Elaboração de planos pedagógicos.

História da Arte:Estudar arte como um documento para pensar história e ter como enfoque a localização temporal dos diversos estilos, tendências estéticas para uma compreensão mais apurada do papel social dos artistas.

História da Dança: Estuda-se a Dança em antigas civilizações; A dança na Idade Média; A renascença, O Nascimento do Ballet; Noverre; O Período Romântico; O Desenvolvimento do Ballet na Rússia; A era Diaglilev; Companhias Contemporâneas dos Ballet Russos; Os Primeiros Teóricos do Movimento; O início da Dança Moderna e O Expressionismo na Dança.

Musicalização: Estudar a música com enfoque na localização temporal dos diversos estilos e tendências estéticas para uma compreensão mais apurada do papel da música relacionada com o movimento, bem como os aspectos básicos da escrita musical.

DANÇAS URBANAS

Perfil do curso: O Street Dance/Danças Urbanas é um conjunto de estilos que foram influenciados pela Black Music (Funk), movimento Hip Hop, música Pop e outras vertentes em meados dos anos 60. Essa modalidade é caracterizada por movimentos diferenciados onde se encontram os extremos, o forte e o fraco, o lento e o rápido, o pesado e o leve, carregados de muita expressão. Sendo que a dinâmica desta modalidade abusa da criatividade. Durante o desenvolvimento dos exercícios o aluno irá ampliar sua coordenação motora, flexibilidade, força e outras capacidades. As atividades acontecem individualmente, em grupos, duplas e outros. Tendo como uma das dinâmicas do aprendizado, a construção de sequências para desenvolver e aprimorar a musicalidade, baseadas na influência do som e do próprio corpo. Contudo levando em conta a faixa etária, o trabalho é construído de uma forma que a criança/adolescentes/adulto apreenda o conhecimento de maneira dinâmica e criativa.

  • Idade mínima: 07 anos.
  • As aulas variam conforme o nível da turma.


MÚSICA


Objetivo da Música: Proporcionar o desenvolvimento teórico–prático do ensino musical teórico-interpretativo, contribuindo para a formação artística, cultural, histórica e social do indivíduo.

Perfil dos cursos: Entendem-se por cursos de música a prática de tocar instrumentos aliadas às disciplinas teóricas. Todas as disciplinas buscam uma abordagem interdisciplinar no desenvolvimento dos cursos oferecidos, promovendo uma maior aproximação entre a teoria e a prática, e entre o aspecto cognitivo e o afetivo.

As horas/aulas de instrumentos terão duração de 55 minutos. Alunos que já tenham conhecimentos musicais adquiridos em outras Escolas de Música poderão fazer uma prova de adaptação para se adequar ao programa oferecido pela Escola de Artes.


ACORDEÃO

Perfil do Curso: Proporcionar o desenvolvimento teórico prático do ensino musical técnico–interpretativo erudito e popular do instrumento, contribuindo para a formação artística, cultural, histórica e social do indivíduo.

  • Idade mínima: 08 anos;
  • Duração do curso: 08 anos.


CORAL ADULTO

Objetivo Geral: Desenvolver a Arte de cantar, num processo construtivo e sucessivo de consciência corporal, exercícios vocais e leitura musical aliando conhecimento científico e gosto pelo canto como forma de expressão. Destaca-se na experiência artística, sua importância, por propiciar ao homem a interação com outros elementos do grupo, respeitando diferenças culturais.

  • Idade mínima: 15 anos;
  • Duração do curso: 01 ano.


CORAL INFANTO-JUVENIL

Objetivo Geral: Propiciar formação técnica e estética musical dos alunos que ingressarão nos cursos oferecidos, concebendo a esses, instrumentos para uma leitura aprofundada de seu cotidiano, bem como encaminhá-los para um nível profissional e apreciador na área de música, especialmente no que diz respeito à prática do canto.

  • Idade mínima: dos 07 aos 14 anos;
  • Duração do curso: 01 ano.


FLAUTA DOCE SOPRANO

Objetivo: Proporcionar o desenvolvimento teórico prático do ensino musical técnico–interpretativo erudito e popular do instrumento, contribuindo para a formação artística, cultural, histórica e social do indivíduo.

  • Idade mínima: 08 anos;
  • Duração do curso: 05 anos.


FLAUTA TRANSVERSAL

Objetivo: Proporcionar o desenvolvimento teórico prático do ensino musical técnico–interpretativo erudito e popular do instrumento, contribuindo para a formação artística, cultural, histórica e social do indivíduo.

  • Idade mínima: 08 anos;
  • Duração do curso: 05 anos.


MUSICALIZAÇÃO

Objetivo: Oportunizar, promover e desenvolver na criança a alegria e o gosto em ouvir, experimentar e fazer música.

  • Idade mínima: dos 03 aos 06 anos;
  • Duração do curso: 01 ano.


PIANO

Objetivo: Proporcionar o desenvolvimento teórico prático do ensino musical técnico–interpretativo erudito do instrumento, contribuindo para a formação artística, cultural, histórica e social do indivíduo.

  • Idade mínima: 07 anos;
  • Duração do curso: 11 anos;
  • A Escola disponibiliza o instrumento para estudo - 01 hora semanal.


SAXOFONE

Objetivo: Proporcionar o desenvolvimento teórico prático do ensino musical técnico–interpretativo popular e erudito do instrumento, contribuindo para a formação artística, cultural, histórica e social do indivíduo.

  • Idade mínima: 08 anos;
  • Duração do curso: 05 anos.


TECLADO

Objetivo: Proporcionar o desenvolvimento teórico prático do ensino musical técnico–interpretativo erudito e popular do instrumento, contribuindo para a formação artística, cultural, histórica e social do indivíduo.

  • Idade mínima: 08 anos;
  • Duração do curso: 04 anos.


TÉCNICA VOCAL

Perfil do Curso: Habilitar indivíduo no padrão de percepção auditiva e fonatória para formação de cantores profissionais e/ou amadores, que falem e cantem com consciência utilizando a melhor respiração, afinação, impostação e articulação.

  • Idade mínima: 12 anos;
  • Duração do curso: 04 anos.


VIOLÃO CLÁSSICO

Objetivo: Proporcionar o desenvolvimento teórico prático do ensino musical técnico–interpretativo erudito do instrumento, contribuindo para a formação artística, cultural, histórica e social do indivíduo.

  • Idade mínima: 03 anos (método Suzuki);
  • Duração do curso: 06 anos;
  • Dos 03 aos 12 anos, aula uma vez por semana com duração de 30 minutos;
  • A partir dos 13 anos, a aula tem duração de 55 minutos.


VIOLINO

Objetivo: Proporcionar o desenvolvimento teórico prático do ensino musical técnico–interpretativo erudito do instrumento, contribuindo para a formação artística, cultural, histórica e social do indivíduo.

  • Idade mínima: 08 anos;
  • Duração do curso: 07 anos.


VIOLONCELO

Objetivo: Proporcionar o desenvolvimento teórico prático do ensino musical técnico–interpretativo erudito do instrumento, contribuindo para a formação artística, cultural, histórica e social do indivíduo.

  • Idade mínima: 09 anos;
  • Duração do curso: 06 anos.


HISTÓRIA DA MÚSICA

Objetivo: Proporcionar o conhecimento dos diversos períodos da História da Música, suas estéticas, seus elementos, características, compositores e suas composições.

  • Idade mínima: 13 anos;
  • Duração do curso: 01 ano.
  • Aula uma vez por semana.
  • O curso de História da Música é pré-requisito para formação dos cursos de instrumento.


TEORIA E PERCEPÇÃO MUSICAL

Objetivos: Desenvolver a percepção e domínio dos códigos que envolvem a linguagem musical (leituras, percepção e ritmo), incentivando também a composição de estruturas musicais.

  • Idade mínima: 12 anos;
  • Duração do curso: 03 anos.


EVENTOS REALIZADOS PELA ESCOLA


  • RECITAIS MENSAIS (DE MARÇO A NOVEMBRO);
  • MARATONA FOTOGRÁFICA (AGOSTO);
  • DANÇA CHAPECÓ (BIENAL - SETEMBRO);
  • RECITAL GERAL DE MÚSICA (OUTUBRO);
  • EXPOSIÇÃO DE ARTES VISUAIS:

- EXPOSIÇÃO DE DESENHO E PINTURA (OUTUBRO);

- EXPOSIÇÃO DE EXPRESSÃO VISUAL E DOS LABORATÓRIOS DE ARTES VISUAIS (NOVEMBRO);

  • ESPETÁCULO DE DANÇA;
  • RECITAL E EXPOSIÇÃO DE FORMATURA (DEZEMBRO).



CONTATOS:


BIBLIOTECA (impressões e encadernações, livros e apostilas para estudo ) – biblio.escoladeartes@chapeco.sc.gov.br

DIREÇÃO – dir.escoladeartes@chapeco.sc.gov.br

FINANCEIRO (desistências, pendências financeiras, orçamentos) – fin.escoladeartes@chapeco.sc.gov.br

PEDAGÓGICO (coordenação pedagógica e encaminhamento de aluno) – ped.escoladeartes@chapeco.sc.gov.br

RECEPÇÃO (recados, matriculas, informações cursos e oficinas) – atend.escoladeartes@chapeco.sc.gov.br

SECRETARIA (históricos, Dança Chapecó)– sec.escoladeartes@chapeco.sc.gov.br

SECRETÁRIA DA ESCOLA (apresentações, convites, atestados e declarações): eac.escoladeartes@chapeco.sc.gov.br

Endereço: Rua Nereu Ramos, 729E – Centro, Chapecó/SC. CEP 89801-021

Horário de atendimento: de segunda a quinta-feira das 8h às 12h e das 13h às 21h30

sexta-feira das 8h às 12h e das 13h às 18h30

Telefone: (49) 3322-3690 (49) 3328-6068

E-mail: atend.escoladeartes@chapeco.sc.gov.br

Site: https://www.escoladeartesdechapeco.com.br

Plano de Contingência Covid-19 Download
Fundação Cultural de Chapecó e Prefeitura de Chapecó

Fundação Cultural de Chapecó (Administrativo)
Rua Assis Brasil, 20D - Centro,
Chapecó/SC - CEP: 89801-222

Desenvolvido por BRSIS