Escola de Artes Realiza Maratona Visual


Escola de Artes realiza Maratona Visual

Imprensa | Prefeitura de Chapecó

A Escola de Artes de Chapecó realiza a partir deste mês a Maratona Visual – Centenário de Chapecó. Serão seis atividades voltadas à área, entre oficinas, maratona fotográfica e exposições. Dentre os objetivos da ação está estimular as produções locais, incentivar o interesse do público pelas artes, promover o conhecimento e valorizar os artistas locais.

A ação inicia no dia 26 de maio com a Exposição “Do Croqui ao Digital”, de Luiz Henrique Miranda, e ex-aluno do curso de Desenho da Escola, com ampla produção na linguagem do desenho que vem desenvolvendo trabalhos dentro da arte digital. O objetivo da mostra é proporcionar aos visitantes o contato com a produção de croquis e sua importância para o desenvolvimento e aperfeiçoamento dentro da linguagem visual. A exposição traz inúmeros esboços e estudos de personagens em geral até a sua finalização dentro da arte digital.

No dia 27 de maio será desenvolvida uma oficina de animação com Joelmir Zanette. A atividade tem como foco a produção da animação stop motion. Serão trabalhadas apresentação e preceitos teóricos, atividade prática e finalização dos exercícios. A metodologia cenográfica, tecnologia da fotografia no stop motion e as formas de linguagem, também serão discutidas. A oficina é livre e visa iniciar alunos nos processos de construção narrativa e técnica da animação. As animações feitas durante a oficina serão o principal pilar para a compreensão dos estágios de produção. As vagas são limitadas, podem inscrever-se interessados a partir dos 13 anos de idade no valor de R$25.

Outra exposição marca a programação da maratona é a “Urbano Indoor”, do artista chapecoense Digo Cardoso. A Mostra contempla trabalhos em suportes móveis da extensa produção. Com experiência e trabalho reconhecido mundialmente, Digo traz em sua poética a relação com a cidade, por vezes liricamente, outras vezes de forma ácida. A linguagem do Grafitti permeia toda a sua produção e poderá ser apreciada a partir do dia 23/06 na Escola.

No sábado, dia 24/06, ainda com o artista, será desenvolvida uma oficina de Gaffiti, abordando técnicas de Stencil. A transferência de imagem, usada para aplicar um desenho que pode representar um número, letra, símbolo ou qualquer outra forma ou imagem figurativa ou abstrata, através da aplicação de tinta, aerossol ou não, através do corte ou perfuração em uma matriz, que é base desta técnica. O trabalho será divido em dois momentos: a contextualização, trazendo imagens e referências de artistas com produção na linguagem e o fazer artístico, que trará o resultado plástico através da técnica. Podem participar proponentes a partir dos 12 anos e a inscrição é no valor de R$30.

Para finalizar a programação, em agosto será realizada no dia 6/08 a tradicional Maratona Fotográfica – Cidade de Chapecó. Esta é a 13ª edição do evento que reúne fotógrafos profissionais e amadores de diferentes locais do país. A atividade tem a duração de 12 horas e envolve diferentes temáticas reflexivas atuais. Todas as produções serão expostas no dia 18/08, com divulgação das fotografias premiadas.

Todas as ações acontecem na sede da Escola de Artes de Chapecó, na Av. Nereu ramos, 729. Outras informações pelo telefone 3328 6068.

Fundação Cultural de Chapecó e Prefeitura de Chapecó

Fundação Cultural de Chapecó (Administrativo)
Rua Assis Brasil, 20D - Centro,
Chapecó/SC - CEP: 89801-222

Desenvolvido por BRSIS