Fotógrafo do Rio de Janeiro falará sobre documentação do cotidiano na periferia


Fotógrafo documentarista Ratão Diniz fará bate-papo em Chapecó na próxima sexta-feira e saída fotográfica guiada no sábado

Fotografia documental e o registro do cotidiano das favelas sob os comentários e a obra do fotógrafo Ratão Diniz. Esse será o tema do 4º encontro do projeto Prosas Fotográficas. O bate-papo com Ratão está marcado para às 19h da próxima sexta-feira (9), no Salão de Atos da Unochapecó, e acontece em parceria com o curso de Jornalismo.

No dia seguinte à palestra, sábado (10), haverá uma saída fotográfica orientada por Ratão. A atividade começa às 9h, com saída da Praça Coronel Bertaso. Estão disponíveis 25 vagas. Para fazer a inscrição é preciso enviar um e-mail para mari.baldissera@yahoo.com com o assunto: “Inscrição saída fotográfica”, informando seu nome completo e contato de WhatsApp.

Ratão é formado pela Escola de Fotógrafos Populares, do programa Imagens do Povo, no Rio de Janeiro. O programa, criado em 2004, alia a formação técnica de fotógrafos às questões sociais, com foco na documentação das favelas sob um olhar crítico, que valoriza a cultura e as histórias desses espaços.

Além de documentar as favelas do Rio a partir da ótica dos moradores locais, seguindo uma das principais características do Imagens do Povo, Ratão também se dedica à fotografia de festas populares e do cenário do grafite. Já contribuiu com diversas publicações, participou de exposições e projetos fotográficos no Brasil e no exterior.

Prosas Fotográficas

O Prosas Fotográficas, idealizado pelas fotógrafas Suellen Santin e Mari Baldissera, é um projeto contemplado no Edital de Fomento e Circulação das Linguagens Artísticas de Chapecó. A iniciativa propõe encontros abertos e gratuitos, mediados por fotógrafos de diferentes áreas, para estimular a reflexão e o debate sobre a fotografia.

O cronograma das atividades pode ser encontrado na página do projeto no Facebook. Acompanhe:facebook.com/prosasfotograficas

Anote na agenda:

Bate-papo sobre fotografia documental e o registro do cotidiano nas periferias, com o fotógrafo documentarista Ratão Diniz

Quando: Sexta-feira, dia 9 de março de 2018, às 19h

Onde: Salão de Atos da Unochapecó

Fundação Cultural de Chapecó e Prefeitura de Chapecó

Fundação Cultural de Chapecó (Administrativo)
Rua Assis Brasil, 20D - Centro,
Chapecó/SC - CEP: 89801-222

Desenvolvido por BRSIS