Exposição: DIGA (ME) ONDE TUA LIBERDADE REPOUSA - NUNCA TÃO JOVENS


PROJETO SELECIONADO NO EDITAL Nº 002/2018 PARA EXPOSIÇÕES DE ARTES VISUAIS NA GALERIA MUNICIPAL DE ARTE DALME MARIE GRANDO RAUEN


Deslocar o tempo, ficcionalizar as imagens, romper com o real. A partir da viagem realizada pela artista na Alemanha/Áustria e França em 2014 Sonia Loren realiza a série Diga (me) onde tua liberdade repousa.

As imagens captadas pela artista propõem lançar um olhar fílmico sobre essas espacialidades, tornando-as outras pela manipulação. Outras paisagens retomam, reconfiguram-se em não narrativas que são criadas pelos espectadores, cada qual com suas subjetividades. O espectador torna-se autônomo na diversidade de sensações e de experiências que derivam em contato com a obra, rompendo uma visão retiniana, onde as possíveis contemplações da imagem pedem além, frente ao mundo do espetáculo.

Podemos pensar no conceito de quase-cinema proposto por Hélio Oiticica, não narração. Mesmo em postura imóvel as imagens defendem a criação de pontos de vista variados, quebrando linearidades de qualquer narrativa e preenchendo por outros sentidos.

As aproximações entre cinema e artes visuais convocam a interlocução de Hélio Oiticica e seu conceito de quase-cinema: “além do cinema, ou antes dele, ou mesmo depois dele. Ou então podemos dizer: por pouco não é cinema. Perto de cinema. Aproximadamente cinema. Um tanto cinema”.

Juliana Crispe

Curadora (Florianópolis)

Sonia Loren é artista visual, especialista em cinema pela Unochapecó, pres. fundadora da Adentro (Assoc. dos Artistas Visuais da Região Oeste de SC) desde 2010. Mais de 40 exposições coletivas e individuais (2) a nível estadual, nacional e internacional, destacando: Montevideo/Uruguai; Buenos Aires/Argentina; Nápoles/Itália; Los Angeles/Califónia; Bienal de Curitiba/Florianópolis; Bienne Land'Art/Berna/Suiça. Projetos premiados junto a Adentro, Edital das Linguagens Chapecó e FUNARTE e um individual. Salões de Arte Elke Hering (Blumenau)III SNAP (Chapecó) e I Salón de Artistas Mujeres (ARG). Coletivas no MACRS (POA), Casa de Cultura Mário Quintana, com obra no acervo do Museu de Historia e Arte de Chapecó. Pesquisa a fotografia em suas infinitas manifestações, instalações, pintura, vídeos, intervenções urbanas/Land'Art e texto.

Fundação Cultural de Chapecó e Prefeitura de Chapecó

Fundação Cultural de Chapecó (Administrativo)
Rua Assis Brasil, 20D - Centro,
Chapecó/SC - CEP: 89801-222

Desenvolvido por BRSIS