Secretaria de Cultura realiza Conferência Municipal de Cultura 2020


Evento ocorreu de forma online e elaborou o Plano Municipal de Cultura 2021-2030/Chapecó Multicultural e Inclusiva


A Secretaria de Cultura de Chapecó realizou, entre os dias 6 e 30 de novembro, a Conferência Municipal de Cultura. O evento, realizado de forma online em três etapas, reuniu servidores municipais, artistas, produtores, Conselheiros Municipais de Cultura, trabalhadores e trabalhadoras da cultura e comunidade em geral para debater ações e elaborar o “Plano Municipal de Cultura - Chapecó Multicultural e Inclusiva”, que será vigente nos próximos 10 anos, 2021 e 2030.

A Conferência foi presidida pelo Secretário de Cultura Interino, Igor Antônio Girotto e a Mesa Diretora foi constituída por 3 (três) representantes do Poder Executivo e 3 representantes da sociedade civil, sendo eles: Igor Antônio Girotto, Secretário de Cultura Interino; Augusto Zeiser, Técnico em Cinema e Audiovisual da Secretaria de Cultura; Jakson Ronaldo Kreuz, Instrutor de Música da Secretaria de Cultura; Clodoaldo Calai, Presidente do Conselho Municipal de Políticas Culturais; Deise de Luca, Conselheira do Conselho Municipal de Políticas Culturais; e Nemésio Carlos da Silva, representante da sociedade civil.

Todos os encontros foram realizados na Plataforma Google Meet e os interessados também puderam acompanhar a Conferência ao vivo através da plataforma Youtube, no canal da Secretaria de Cultura.

Pré-Conferências

Na primeira etapa, ocorrida no dia 6 de novembro, foi realizado um treinamento com os conferencistas a fim de apresentar a metodologia utilizada para a construção do Plano e prepará-los para as discussões e reuniões setoriais. Entre os dias 16 e 21 foram realizadas as Pré-conferências de cada linguagem artística representada no Conselho Municipal de Políticas Culturais (CMPC), com o objetivo de cada setorial levantar e apresentar as demandas da sua área.

Igor Antonio Girotto, Secretário de Cultura Interino, ressaltou a participação de todos os setores da comunidade cultural chapecoense para construir um instrumento que reflete efetivamente a realidade e os anseios de quem trabalha com arte e cultura em Chapecó. “Foi um momento único de discussão, participação e elaboração de metas e estratégias. Ressalto também a importância do Conselho Municipal de Políticas Culturais e de todos os servidores públicos municipais da Secretaria de Cultura de Chapecó que foram fundamentais para o sucesso do evento e da construção de nosso Plano Municipal de Cultura”, completou Girotto.

A participação na Conferência com poder de voz e voto se deu através de inscrição prévia na plataforma Mapa Cultural SC. Ao todo foram 64 inscritos para as Pré-Conferências, uma média de 15 inscritos por dia, não preenchendo o total de 100 vagas para cada dia de discussão. Além destes, participaram das discussões os representantes da Mesa Diretora, da Comissão de Organização da Conferência e os Pré-Conferencistas de cada Setorial.

Confira na tabela abaixo os números de participação nas Pré-Conferências:

*Não houveram participantes, Pré-Conferencistas ou representantes da setorial de Cultura Popular.

Plenária Final

No dia 30 de novembro, ocorreu a Plenária Final da Conferência Municipal de Cultura que revisou e aprovou o documento do Plano Municipal de Cultura.

Clodoaldo Calai, presidente do Conselho Municipal de Políticas Culturais destacou que o Plano Municipal de Cultura é a principal ferramenta balizadora para a gestão da cultura no Município. "A conferência caracterizou-se por ampla e democrática participação dos agentes fazedores da cultura em Chapecó. Com espírito comunitário e estratégico, os conferencistas deram suas contribuições na construção de uma Chapecó mais centrada na cultura como setor economicamente ativo, gerador de receita, porém, com responsabilidade social, cultural e, fundamentalmente, inclusiva sob o ponto de vista das minorias e do acesso aos bens culturais", completou.

Para a Plenária Final a capacidade da sala foi ampliada para 250 pessoas simultaneamente, a fim de permitir a ampla participação dos agentes culturais, representantes do poder público e sociedade civil. Confira na tabela abaixo os números de participação no evento:

*Não houveram participantes, Pré-Conferencistas ou representantes da setorial de Cultura Popular.

Informações Legais

A Conferência foi conduzida pela Comissão de Organização instituído pelo Decreto Municipal nº 39.485, de 23 de outubro de 2020 que também publicou o Regimento Interno que regrou o evento. Os pré-conferencistas foram nomeados pela Resolução Administrativa n° 010/2020, de 13 de novembro de 2020.

As inscrições foram prorrogadas por duas vezes via comunicados oficiais publicados no site da Secretaria de Cultura nos dias 11 e 25 de novembro de 2020 em decorrência do baixo número de inscritos.

Após a Plenária Final, o documento oficial será revisado e encaminhado para publicação em Diário Oficial até a data de 09 de dezembro de 2020.

Fundação Cultural de Chapecó e Prefeitura de Chapecó

Fundação Cultural de Chapecó (Administrativo)
Rua Assis Brasil, 20D - Centro,
Chapecó/SC - CEP: 89801-222

Desenvolvido por BRSIS