EVENTO ADIADO - O entalhe como ofício, exposição de Enio Griebler na Galeria Humana


EVENTO ADIADO

Está adiada a abertura da exposição que a Humana havia preparado como parte da programação dos 104 anos de Chapecó. A Humana considera crítico o momento pandêmico na cidade de Chapecó, com a alta alarmante de casos de COVID e internações hospitalares. Por isso, estamos transferindo a abertura que aconteceria neste sábado, desta exposição de um dos nomes mais importantes da arte de Chapecó, Enio Griebler. Assim que as condições sanitárias permitirem, informaremos nova data. Valorize artistas locais.


Importante nome das artes visuais em Chapecó, Enio Griebler abre exposição na Galeria Humana. A programação faz parte das comemorações dos 104 anos de Chapecó e conta com o apoio da Secretaria de Cultura da Prefeitura Municipal de Chapecó.

A abertura será no dia 21 de agosto de 2021, sábado, às 15h, no Centro Comercial Chapecó. A curadoria da exposição é de Janaína Corá que reuniu obras de várias fases do artista, incluindo trabalhos recentes. Apenas no dia da abertura, no hall do Centro Comercial, serão expostos trabalhos pertencentes ao acervo do Museu de História e Arte de Chapecó, numa retrospectiva da obra em escultura de madeira de Enio Griebler.

Nascido na cidade de Estrela (RS), em 1938, Enio chegou a Chapecó em 1977, onde reside desde então. Ele é conhecido por suas obras em madeira, como escultor, mas também trabalhou com pintura, toca acordeom, compõe músicas, escreve partituras, conversa com passarinhos.

Na sua casa-ateliê, no Bairro Palmital, sua rotina mescla afazeres cotidianos com a oficina, moldes de madeira e invenções de máquinas. Seu jeito inventivo de criar não se limita às obras, mas ao seu modo de viver, de produzir e cuidar da própria casa. Enio diz que se reconhece como artista desde criança, quando começou a fazer seus primeiros brinquedos. Ele fez parte do Grupo CHAP, geração de artistas chapecoenses das décadas de 1980 e 1990.

Sua trajetória e intensa produção, registrada nas centenas de fotos, recortes de jornais, no extenso e respeitado currículo do artista pelas exposições no país afora, e especialmente seu olhar sensível sobre o mundo faz dele não apenas um artista, mas um dos grandes.

Um curta-metragem realizado por Germano Denardi durante o processo de pesquisa e preparação da exposição contará um pouco da trajetória da artista. O filme será exibido também no dia da abertura.

As obras em exposição na Galeria Humana estarão à venda. Valorize os artistas locais, que necessitam da venda de trabalhos para a subsistência. Ademais, será uma chance única para adquirir obras deste nome fundamental da história da arte de Chapecó.

A Humana Galeria, com o apoio da Secretaria de Cultura de Chapecó, tem a honra de receber ele e suas obras em seu espaço para celebrar e aplaudir sua presença entre nós.

Ficha técnica

Exposição: Enio Griebler – O entalhe como ofício
Curadoria: Janaína Corá
Curta-metragem: Germano Denardi
Produção: Humana Sebo e Livraria
Apoio: Secretaria de Cultura de Chapecó

Informações úteis

Onde: Humana Sebo e Livraria (Rua Marechal Bormann, 82D, Sala 13, Centro, Chapecó);
Quando: visitações de 21 de agosto a 09 e outubro de 2021, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 18h30; sábados, das 9 às 12h;
Quanto: entrada franca
Prevenção: por conta da pandemia, apenas 3 pessoas são admitidas por vez no espaço expositivo
Mais informações: 49 3316-4566

Fundação Cultural de Chapecó e Prefeitura de Chapecó

Fundação Cultural de Chapecó (Administrativo)
Rua Assis Brasil, 20D - Centro,
Chapecó/SC - CEP: 89801-222

Desenvolvido por BRSIS